É notório que a sexualidade está rodeada de princípios éticos e morais que regem as nossas condutas. Alguns deles, restritivos, outros, imperativos. Alguns nos dizem o que não devemos fazer e outros, o que devemos. Também dentro das escolas, os preceitos morais que regem a sexualidade são muitos e, não raro, norteiam trabalhos de educação sexual. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção sobre sexualidade e educação sexual de crianças e adolescentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Otávio Silveira no município de Mogeiro-PB, bem como orientá-los acerca de assuntos como: utilização de contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce e não planejada. Este trabalho teve como técnica metodológica o estudo exploratório – descritivo, do tipo Relato de Experiência. Durante a realização das discussões pode-se perceber que os alunos apresentaram bastantes dúvidas a anseios de como a temática sexualidade e os assuntos ligados a ela fossem abordados na escola, uma vez que não há liberdade de conversas em família sobre este tipo de assunto. Os diversos posicionamentos e atuações dos alunos em torno dos debates concernentes a sexualidade/sexo serviram para que os acadêmicos pudessem conhecer sua realidade e até onde vão seus conhecimentos e experiências em torno do tema em questão, facilitando assim uma boa interação durante a realização das atividades fazendo com que estas alcançassem o objetivo proposto, de informar e conscientizar os alunos sobre a importância de debater sobre sexualidade e sexo.
Palavras- Chave: Sexualidade, Escola, Sociedade.