Objetivamos com esta investigação identificar e analisar as principais finalidades e configurações dos perfis projetados aos profissionais formados em diferentes ciclos históricos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Será que as finalidades e perfis profissionais que modelaram historicamente o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, influenciaram as práticas didático-pedagógicas dos docentes, de modo a promover, nas disciplinas ministradas, o ensino mediado pela pesquisa e a produção de conhecimento? Utilizamos fontes bibliográficas de autores que analisaram a história do Curso de Pedagogia, bem como documentais, com destaque para leis, decreto-lei, resoluções, considerando-se o período de 1939 a 2022. A partir da trajetória histórica do Curso de Pedagogia, ficou demonstrado que tanto a regulamentação quanto o processo de sua autorização para funcionamento, sofrem ingerências do Governo Federal, cujo poder de decisão interfere na definição dos fundamentos e da forma de organização curricular, nas finalidades almejadas para essa formação, assim como na definição do perfil profissional dos acadêmicos que concluem os cursos. No entanto, a pesquisa e a produção do conhecimento, a pesar de legalmente instituídas, inicialmente, eram atividades sorrateiras praticadas por um seleto grupo de professores catedráticos e alunos graduados interessados na obtenção do título de doutorado, cenário esse que no contexto atual foi parcialmente modificado, uma vez que há professores qualificados com os níveis de mestrado e doutorado, promovendo o ensino, a pesquisa, orientando trabalhos de conclusão de curso, mas são poucos os envolvidos com orientação de monografias, dissertações, teses, iniciação científica, e menor ainda a parcela dos docentes que desenvolvem experiências de produção de conhecimento mediante o incentivo da escrita de artigos científicos e memoriais como parte das atividades curriculares integrantes das disciplinas ministradas no âmbito do ensino de graduação.