Este escrito desenvolve-se como um ensaio teórico que aponta para a relação educação-sociedade. Tem como objetivo discutir alguns conceitos trabalhados por Ivo Tonet (2005; 2012) e István Mészáros (2008; 2015); e trazê-los como subsídios para a reflexão acerca da natureza da educação na ontologia do ser social e acerca do papel assumido pela educação na sociedade de classes. Aborda, para tanto, os conceitos de “conservação ontológica” e de “conservadorismo político-ideológico” da educação, ambos de Tonet (2005). Assim como os conceitos de “ordem/sistema/controle sociometabólico” e de “soluções essenciais versus soluções formais”, de Mészáros (2008; 2015). Dispara do questionamento de “qual a natureza da educação na vida em sociedade?” e, partindo dessa reflexão, indaga se essa sua “natureza” significa o mesmo que o “papel assumido por ela em uma sociedade de classes”. Após especificar “natureza” versus “papel assumido”, este ensaio traz conceitos abordados por István Mészáros para aprofundar a reflexão acerca do papel assumido pela educação na sociedade de classes. Portanto, na ontologia do ser social, a educação traz em si uma tendência à conservação (enquanto tendência de socializar o que foi construído pela humanidade). Mas é na sociedade de classes em que essa “conservação ontológica da educação” plasma-se também a um “conservadorismo político-ideológico” (pela interferência de fenômenos que buscam justificar essa realidade, na direção de sua conservação, como é o caso da Ideologia).