O artigo é intitulado “Os princípios para uma educação cidadã e integral e as transformações causadas pelo sistema neoliberal”. Sendo assim, o interesse por esse tema surgiu a partir da percepção da necessidade de uma escola que busque uma formação integral do cidadão. Diante do exposto busca-se analisar alguns princípios do que seja uma escola cidadã e integral e suas relações com a cidadania, levando em consideração as transformações ocorridas nelas por influência do sistema neoliberal. Para fundamentá-la teoricamente alguns autores que tratam sobre questões ligadas a educação como FREIRE (1996); CAVALIERE (2014); GADOTTI (1998), entre outros. Sendo assim, no caso presente, apresentamos um artigo de reflexão, a partir de estudos de cunho bibliográfico e baseada na análise documental, tendo o método dialético na perspectiva do materialismo histórico como o mais propício, haja vista proporcionar o confronto entre a educação que temos e a que se faz necessária para a formação integral do cidadão. Através da discussão sobre a temática proposta, novas ideias e práticas surgirão como arcabouço para novas relações no interior da escola.