Este trabalho discute as práticas docentes adotadas por professores de ensino médio no contexto da Escola Cidadã Integral (ECI) na Paraíba. Seu objetivo é analisar as práticas realizadas pelos professores das diferentes áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências exatas e natureza, Ciências humanas e Matemática, no cotidiano escolar, considerando os recursos disponibilizados pela Escola, as exigências curriculares do Novo Ensino Médio, as dificuldades apresentadas pelos professores e as saídas por eles encontradas para o desenvolvimento das aulas. Os dados de análise foram qualitativamente levantados através de uma imersão etnográfica, que inclui observação e descrição dos espaços da escola, da dinâmica do cotidiano escolar, bem como através de observações participantes em diferentes situações de práticas docentes, e da realização de entrevistas com professores de diferentes componentes curriculares. Além disso, também utilizamos a fotografia como importante recurso de análise marcadamente adotado nas pesquisas antropológicas a exemplo daquelas realizadas por Malinowski (Argonautas do Pacífico Ocidental, 1922). Alguns questionamentos iniciais nos serviram de norte para o levantamento dos dados, entre eles: quais os desafios apontados pelos docentes para suas práticas diante do currículo no Novo Ensino Médio (NEM)? Como a dinâmica da Escola Integral na Paraíba contribui para a efetivação do planejamento das práticas docentes? A fim de responder a estes e outros questionamentos, nos reportamos à literatura, em especial nos trabalhos de Gaudêncio Frigotto, Demerval Saviani, Cris Regina Junckes, Jaqueline Mool, Roberto Damatta, dentre outros. Também tomamos a ECI Luis Ramalho localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa/PB como lócus de pesquisa. Os primeiros resultados da pesquisa nos indicaram que parte das exigências curriculares do Novo Ensino Médio, é irrealizável no contexto da Escola pública Integral na Paraíba por inúmeros motivos, principalmente aqueles ligados à falta de estrutura e de recursos para materiais pedagógicos necessários a execução das práticas docentes.