Artigo CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-84-7

ENTRE O CURRÍCULO E A REALIDADE ESCOLAR. ETNOGRAFANDO O “JEITINHO” DAS PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NA PARAÍBA.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 04 - Fundamentos da Educação
"2024-01-24 11:43:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106028
    "edicao_id" => 324
    "trabalho_id" => 1868
    "inscrito_id" => 13369
    "titulo" => "ENTRE O CURRÍCULO E A REALIDADE ESCOLAR. ETNOGRAFANDO O “JEITINHO” DAS PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NA PARAÍBA."
    "resumo" => "Este trabalho discute as práticas docentes adotadas por professores de ensino médio no contexto da Escola Cidadã Integral (ECI) na Paraíba. Seu objetivo é analisar as práticas realizadas pelos professores das diferentes áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências exatas e natureza, Ciências humanas e Matemática, no cotidiano escolar, considerando os recursos disponibilizados pela Escola, as exigências curriculares do Novo Ensino Médio, as dificuldades apresentadas pelos professores e as saídas por eles encontradas para o desenvolvimento das aulas. Os dados de análise foram qualitativamente levantados através de uma imersão etnográfica, que inclui observação e descrição dos espaços da escola, da dinâmica do cotidiano escolar, bem como através de observações participantes em diferentes situações de práticas docentes, e da realização de entrevistas com professores de diferentes componentes curriculares. Além disso, também utilizamos a fotografia como importante recurso de análise marcadamente adotado nas pesquisas antropológicas a exemplo daquelas realizadas por Malinowski (Argonautas do Pacífico Ocidental, 1922). Alguns questionamentos iniciais nos serviram de norte para o levantamento dos dados, entre eles: quais os desafios apontados pelos docentes para suas práticas diante do currículo no Novo Ensino Médio (NEM)? Como a dinâmica da Escola Integral na Paraíba contribui para a efetivação do planejamento das práticas docentes? A fim de responder a estes e outros questionamentos, nos reportamos à literatura, em especial nos trabalhos de Gaudêncio Frigotto, Demerval Saviani, Cris Regina Junckes, Jaqueline Mool, Roberto Damatta, dentre outros. Também tomamos a ECI Luis Ramalho localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa/PB como lócus de pesquisa. Os primeiros resultados da pesquisa nos indicaram que parte das exigências curriculares do Novo Ensino Médio, é irrealizável no contexto da Escola pública Integral na Paraíba por inúmeros motivos, principalmente aqueles ligados à falta de estrutura e de recursos para materiais pedagógicos necessários a execução das práticas docentes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13369_TB1868_15082023185229.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:54:45"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE LEAL RODRIGUES DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE LEAL"
    "autor_email" => "cristiane.30@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106028
    "edicao_id" => 324
    "trabalho_id" => 1868
    "inscrito_id" => 13369
    "titulo" => "ENTRE O CURRÍCULO E A REALIDADE ESCOLAR. ETNOGRAFANDO O “JEITINHO” DAS PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NA PARAÍBA."
    "resumo" => "Este trabalho discute as práticas docentes adotadas por professores de ensino médio no contexto da Escola Cidadã Integral (ECI) na Paraíba. Seu objetivo é analisar as práticas realizadas pelos professores das diferentes áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências exatas e natureza, Ciências humanas e Matemática, no cotidiano escolar, considerando os recursos disponibilizados pela Escola, as exigências curriculares do Novo Ensino Médio, as dificuldades apresentadas pelos professores e as saídas por eles encontradas para o desenvolvimento das aulas. Os dados de análise foram qualitativamente levantados através de uma imersão etnográfica, que inclui observação e descrição dos espaços da escola, da dinâmica do cotidiano escolar, bem como através de observações participantes em diferentes situações de práticas docentes, e da realização de entrevistas com professores de diferentes componentes curriculares. Além disso, também utilizamos a fotografia como importante recurso de análise marcadamente adotado nas pesquisas antropológicas a exemplo daquelas realizadas por Malinowski (Argonautas do Pacífico Ocidental, 1922). Alguns questionamentos iniciais nos serviram de norte para o levantamento dos dados, entre eles: quais os desafios apontados pelos docentes para suas práticas diante do currículo no Novo Ensino Médio (NEM)? Como a dinâmica da Escola Integral na Paraíba contribui para a efetivação do planejamento das práticas docentes? A fim de responder a estes e outros questionamentos, nos reportamos à literatura, em especial nos trabalhos de Gaudêncio Frigotto, Demerval Saviani, Cris Regina Junckes, Jaqueline Mool, Roberto Damatta, dentre outros. Também tomamos a ECI Luis Ramalho localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa/PB como lócus de pesquisa. Os primeiros resultados da pesquisa nos indicaram que parte das exigências curriculares do Novo Ensino Médio, é irrealizável no contexto da Escola pública Integral na Paraíba por inúmeros motivos, principalmente aqueles ligados à falta de estrutura e de recursos para materiais pedagógicos necessários a execução das práticas docentes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13369_TB1868_15082023185229.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:54:45"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE LEAL RODRIGUES DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE LEAL"
    "autor_email" => "cristiane.30@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:43:22"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 324
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04"
        "logo" => null
        "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg"
        "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:43:22"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 324
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT04"
        "logo" => null
        "capa" => "66031882c34e2_26032024154834.jpg"
        "timbrado" => "65b1220aa6269_24012024114322.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:43:22"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 200
                "edicao_id" => 324
                "codigo" => "978-85-61702-84-7"
                "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  F&Aacute;TIMA MARIA OLIVEIRA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  FERNANDA L&Iacute;GIA RODRIGUES LOPES&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GON&Ccedil;ALVES&nbsp; (UFRN)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  KARINA LIMA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:43:22"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 200
                "edicao_id" => 324
                "codigo" => "978-85-61702-84-7"
                "capa" => "66031882c71d6_26032024154834.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  ANA PAULA PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  F&Aacute;TIMA MARIA OLIVEIRA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  FERNANDA L&Iacute;GIA RODRIGUES LOPES&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GON&Ccedil;ALVES&nbsp; (UFRN)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  KARINA LIMA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  UBALDO FERNANDES DE ALMEIDA&nbsp; (IFRN)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA CIBELE DO NASCIMENTO (IFRN)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151318-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:43:22"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:48:34"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho discute as práticas docentes adotadas por professores de ensino médio no contexto da Escola Cidadã Integral (ECI) na Paraíba. Seu objetivo é analisar as práticas realizadas pelos professores das diferentes áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências exatas e natureza, Ciências humanas e Matemática, no cotidiano escolar, considerando os recursos disponibilizados pela Escola, as exigências curriculares do Novo Ensino Médio, as dificuldades apresentadas pelos professores e as saídas por eles encontradas para o desenvolvimento das aulas. Os dados de análise foram qualitativamente levantados através de uma imersão etnográfica, que inclui observação e descrição dos espaços da escola, da dinâmica do cotidiano escolar, bem como através de observações participantes em diferentes situações de práticas docentes, e da realização de entrevistas com professores de diferentes componentes curriculares. Além disso, também utilizamos a fotografia como importante recurso de análise marcadamente adotado nas pesquisas antropológicas a exemplo daquelas realizadas por Malinowski (Argonautas do Pacífico Ocidental, 1922). Alguns questionamentos iniciais nos serviram de norte para o levantamento dos dados, entre eles: quais os desafios apontados pelos docentes para suas práticas diante do currículo no Novo Ensino Médio (NEM)? Como a dinâmica da Escola Integral na Paraíba contribui para a efetivação do planejamento das práticas docentes? A fim de responder a estes e outros questionamentos, nos reportamos à literatura, em especial nos trabalhos de Gaudêncio Frigotto, Demerval Saviani, Cris Regina Junckes, Jaqueline Mool, Roberto Damatta, dentre outros. Também tomamos a ECI Luis Ramalho localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa/PB como lócus de pesquisa. Os primeiros resultados da pesquisa nos indicaram que parte das exigências curriculares do Novo Ensino Médio, é irrealizável no contexto da Escola pública Integral na Paraíba por inúmeros motivos, principalmente aqueles ligados à falta de estrutura e de recursos para materiais pedagógicos necessários a execução das práticas docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.