Artigo CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-74-8

A SAÍDA É ESPERANÇAR: (RE) LEITURA DE MUNDO DE UMA MULHER QUE ESTEVE ENCARCERADA

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          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
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          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
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          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
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          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
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                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO (UPE)
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                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA &nbsp;<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA &nbsp;(UFRPE)<br />\r\n
                  CLEITON &nbsp;DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n
                  GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n
                  ROSSANA REGINA GUIMAR&Atilde;ES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n
                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
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Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Ser mulher, em determinados contextos sócio-histórico e culturais, é sinônimo de esperançar, seja fora ou dentro do cárcere. É um constante movimento de (re)conquista de si e do mundo. Com base nesses pressupostos, este artigo tem como objetivo geral refletir sobre microrrelatos de uma jovem mulher, mãe, brasileira, que viveu em estado de privação de liberdade por 10 (dez) anos, sentindo nos aspectos físicos e psíquicos a interseccionalidade de opressões por ser mulher, negra e pobre. As bases teóricas deste estudo estão pautadas nos seguintes autores: Brandão (1985); Davis (1944); Freire (1992); Josso (2012); Larrosa (2015); Matos e Vieira (2002); Passegui (2011); Pollak (1989); Vila (19994), entre outros/as. A metodologia orientou-se por uma abordagem predominantemente qualitativa, fundamenta-se na pesquisa narrativa de história de vida e análise de microrrelatos. Com a narrativa da história de vida desta mulher negra, podemos compreender os percursos e percalços presentes no cotidiano de mulheres que buscam atuação em diversos segmentos sociais. É dever do Estado, como também da sociedade, a proposição e consolidação de políticas públicas para além do cárcere. É pensar na recolocação dessas mulheres no mercado de trabalho após suas vivências nas prisões, usando de formações já adquiridas, seja acadêmica, seja profissionalizante ou dos cursos ofertados dentro dos presídios como forma de aprendizagens, para que aconteça a reintegração social e educacional. Ao assumir outra concepção de ressocialização no âmbito da política carcerária evita-se reincidência no mundo da criminalidade e o preconceito enraizado. Portanto, só desta forma é que realmente pode existir a ressocialização social, política, econômica e financeira de cada mulher que está fora da prisão. Concluímos que este trabalho põe em perspectiva a necessidade pública de entender a importância da ressocialização social, do respeito e do redirecionamento após a experiência no cárcere para que seja evitada reincidência criminal e permanência ao crime.

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