Este trabalho propõe uma análise afrocentrada da obra O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França, que é uma releitura do clássico O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. A literatura afrocentrada valoriza a cultura e a história dos povos africanos e afro-brasileiros, e busca descolonizar a mente dos efeitos do racismo e da opressão. Outrossim, é uma ferramenta pedagógica para a educação antirracista, pois promove a representatividade negra, o respeito à diversidade cultural e a construção de identidades positivas. Desta forma, além de mostrar como a obra de França dialoga e se diferencia da obra de Saint-Exupéry, ao apresentar um protagonista negro que viaja por planetas habitados por personagens que representam a diversidade da cultura africana e afro-brasileira, será observado de que forma essa obra contribui para a formação da identidade, da autoestima e da imaginação das crianças e jovens negros. Para tanto, será utilizada a análise comparativa entre as duas obras, com base nos pressupostos teóricos de Asante (2009), Fanon (2020), Duarte (2011), Cuti (2021) e Candido (2012), Hall (2016).