O presente artigo é resultado de projeto de pesquisa em nível de iniciação científica intitulado “Educação e identidade negra em comunidades quilombolas do Município de Arapiraca: um estudo comparado entre as comunidades do Pau D’arco e Carrasco”, que objetivou compreender como é trabalhado as temáticas educação e identidade negra nas escolas Professor Luiz Alberto de Melo e Escola Manoel João da Silva, localizadas nas comunidades quilombolas dos povoados Pau D’Arco e Carrasco, ambas situadas no município de Arapiraca, Alagoas. Como embasamento teórico, estarão presentes os estudos de autores como HALL (2000), BAUMAN (2005), MUNANGA (2005) e ARAÚJO (2012)A metodologia empregada para a realização da pesquisa consistiu na adoção de uma abordagem quali-quantitativa de cunho etnográfico. Os dados aqui apresentados foram coletados através da observação participante no cotidiano das escolas, com anotações em diários de campo; registros fotográficos e gravações, no caso de entrevistas. Os resultados desse trabalho mostram que – embora haja um esforço e compromisso dos educadores afim de operar ações pedagógicas alinhadas com as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola –, fatores como a rotatividade de educadores e o acolhimento de alunos de outras localidades na instituição da comunidade tradicional dificultam e confundem o processo de construção da identidade negra nas referidas escolas.