O trabalho abrange a realização das atividades relacionadas a Parte Diversificada do Currículo Estadual de Mato Grosso na Escola Estadual Quilombola Reunidas de Cachoeira Rica - EQRCR que atende a demanda quilombola, localizada na zona rural do município de Chapada dos Guimarães - Mato Grosso. O objetivo central foi analisar a concepção curricular da referida escola na perspectiva da formação humana e a relação com a Geografia, respeitando as questões étnico-culturais. Utilizou-se como proposta teórico-metodológica a pesquisa com abordagem qualitativa com revisão bibliográfica sobre os conceitos de território, ensino de Geografia e educação em áreas quilombolas, com aplicação de questionário e análise de documentos. O questionário foi realizado por meio eletrônico, pela plataforma Google Forms, forma escolhida pelo fato de a pesquisa ter sido realizada no período da pandemia de Covid-19. Como resultado verificou-se que a escola está em processo de construção de uma identidade para os povos quilombolas a qual atende. Quanto ao currículo observou-se que a instituição prioriza uma educação escolar quilombola, pois desenvolve nas disciplinas curriculares a prática cultural, técnicas agrícolas e tecnologia social quilombola onde são aplicadas diversas atividades que preservam a identidade de seus ancestrais desde danças, artesanatos e culinária. Dessa maneira, envolve os saberes da comunidade, pois a Educação não é só da escola onde existem infinidades de valores culturais, o que contribui na ação educacional, mas reverbera em toda a comunidade onde está instalada. No que diz respeito à Geografia, enquanto disciplina escolar pode e deve contribuir com a formação de um estudante consciente e crítico nas relações existentes, pois o saber geográfico é um elemento chave para a compreensão e efetivação das diversidades educacionais, ou seja, é indispensável para as práticas educativas dos alunos quilombolas.