Este artigo apresenta o produto educacional desenvolvido em formato de curso livre que foi desenvolvido a partir de uma pesquisa sobre diversidade e relações étnico-raciais na educação profissional e tecnológica, com o objetivo de promover o debate sobre preconceito e desenvolver aspectos da diversidade para os docentes. O curso tem duração de 4 semanas e é composto por quatro módulos, cada um com uma temática específica. O primeiro módulo apresenta a importância da diversidade e como ela pode ser percebida no ambiente escolar. O segundo módulo aborda o racismo e como ele se manifesta na escola. O terceiro módulo discute os preconceitos e como eles afetam o ambiente escolar, e o quarto módulo apresenta ações concretas para enfrentar questões de diversidade, racismo e preconceito. O curso utiliza referências teóricas importantes para a construção do conteúdo, como SILVA (1999), GUIMARÃES (2004), MOREIRA (2008), TAYLOR (2000), FREIRE (1987) e ARAÚJO (2008). A perspectiva de aprendizagem significativa de Ausubel (2003) é utilizada para ajudar os docentes a adquirir e transformar os conhecimentos relevantes e organizados que possam ser aplicados em sala de aula. O público-alvo são professores de todas as áreas do conhecimento que desejam aprender mais sobre diversidade e enfrentar o racismo e o preconceito em sua sala de aula. O objetivo é que, ao final do curso, os professores estejam aptos a desenvolver ações concretas para enfrentar questões de diversidade, racismo e preconceito no ambiente escolar e criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos os alunos. Ao adquirir conhecimentos significativos, os docentes estão mais preparados para enfrentar os desafios da sala de aula e para criar um ambiente de aprendizagem mais eficaz e inclusivo, lidando com as diferenças culturais, étnicas e sociais presentes em suas turmas.