A pesquisa Palavras de cor: a literatura negra e sua mediação na formação de alunos leitores na Escola Santa Verônica, comunidade quilombola do Sítio Arruda, Araripe/CE, promoveu o acesso a literatura negra na escola, e assim contribuir com o fortalecimento identitário dos alunos sobre o pertencimento a uma comunidade quilombola. Desenvolvida de março a dezembro de 2022, a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e do tipo etnográfico, enquanto pesquisa educacional refletiu criticamente acerca dos passos metodológicos dados para a ampliação do etnos do estudo e suas ramificações. Assim, a apropriação do referencial teórico sobre o tema abordou estudos de Rodrigues e Neto (2019; 2021), Felipe (2018), e Nunes (2022). Compuseram os dados coletados e analisados a observação participante e sistemática da rotina escolar; Diagnóstico da escola; Diário de campo da equipe de pesquisa, sondagem de conceitos básicos de uma pedagogia de quilombo com os professores e gestores, e o resultado da Avaliação da Fluência em Leitura Oral – Ensino Fundamental II, aplicado no primeiro 2º bimestre de 2022, com 38 alunos do 6º ao 9º anos. Enquanto resultado expressivo, a demanda para a elaboração do Projeto Político Pedagógico Quilombola (PPPQ) da escola Santa Verônica foi apontada com destaque e de forma unânime pela equipe escolar em encontro de formação ocorrido no dia 20 de junho de 2022. Desde então houve avançamos com a realização de três momentos de formação em 2022; o encontro pedagógico da escola em 26 de janeiro deste, e a realização de encontro de formação entre 09 e 10 de fevereiro/2023, com a abordagem conceitual e histórica da educação quilombola, e marco legal das políticas públicas de educação nessa área. A criação de um grupo de trabalho do PPPQ da escola, definição de cronograma de estudo, elaboração e sistematização do documento são algumas das ações em curso atualmente.