Com o objetivo de compreender como a inclusão da pessoa com deficiência (PCD) vem sendo preconizada na Educação Física Escolar (EFE), no contexto de ensino das práticas corporais de aventura (PCA) é que se materializou esse estudo de cunho exploratório e abordagem qualitativa. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada em duas fontes de publicações: A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, as quais foram exploradas buscas pelos termos “aventura” AND (como termo booleano) “inclusão”. Para BDTD tivemos 40 textos recuperados enquanto no Catálogo da CAPES apenas 18. Foi necessário após uma primeira leitura, inserir critérios de exclusão de alguns títulos, a saber: aventura ou inclusão sendo uma nomenclatura usada para contextos distintos dos que objetivamos. Outro filtro fez-se importante: excluir textos iguais. Após esse primeiro tratamento, procedeu-se a seleção de dissertações ou teses para análise e discussões. Selecionou-se para análise 5 textos, sendo todos advindos de estudos dissertativos. Cabe elucidar que 2 dissertações abordam de forma mais didática e pedagógica processos inclusão da PCD na EFE e são muito recentes, datando de 2020 a 2022. As 3 dissertações “restantes” de fato trazem os termos de busca em seus textos coerentes ao buscados, entretanto nos ensinam sobre o processo inclusivo em um contexto de ensino de outras unidades temáticas e trazem a aventura na perspectiva da prática de lazer. Considerando que a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) date de 2018 e, portanto, a obrigatoriedade de ensino das PCA se dê nesse contexto, é relativamente natural que os primeiros estudos frutos de mestrado, por exemplo surjam no período explicitado. Entretanto, demonstra por fim, que ainda temos um campo desconhecido a nos aventurar e fundamentar.