Este trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2023, com alunos do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual de tempo integral no município do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco. Nesta instituição há um estudante com deficiência auditiva com pouca interação social, por não conseguir comunicar-se efetivamente com os demais estudantes. Deste modo, dificulta demasiadamente sua verdadeira inclusão no ambiente escolar. Assim, intencionando reduzir a problemática existente e ao mesmo tempo para atender a demanda das diretrizes curriculares do Ensino Médio foi elaborada uma disciplina eletiva que foi ofertada aos estudantes em duas aulas semanais por um período de quatro meses. Como proposta pedagógica desta eletiva, os conteúdos foram trabalhados desde a legislação até o uso de sinais para comunicação através das mãos nas aulas práticas. Desta maneira, foi possível trabalhar com recursos, em que podia-se avaliar o desenvolvimento de cada aluno individualmente e intervir quando necessário. Logo, os estudantes foram introduzidos sistematicamente na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Como resultado, percebeu-se um despertar de interesse de outros discentes por essa linguagem e houve um avanço na comunicação entre os estudantes da eletiva e o estudante com deficiência auditiva. No final da aplicação do trabalho, os discentes compartilharam os conhecimentos construídos com outros estudantes da escola em um momento denominado “culminância das eletivas”. Deste modo, demonstraram o que apreenderam e sensibilizaram a escola quanto a importância da disseminação desta linguagem na esperança de auxiliar a promover a dignidade da pessoa surda em seus direitos e acesso a educação inclusiva.