Artigo CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-82-3

REFERENCIAL CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO DE RONDÔNIA E A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL LOCAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2024-01-24 12:14:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105811
    "edicao_id" => 331
    "trabalho_id" => 2384
    "inscrito_id" => 11101
    "titulo" => "REFERENCIAL CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO DE RONDÔNIA E A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL LOCAL"
    "resumo" => "A reflexão sobre a presença da diversidade cultural no currículo da educação Básica é fundamental para que as práticas pedagógicas sejam para a formação transformadora e democrática dos sujeitos inseridos na comunidade escolar. O caráter multicultural da sociedade rondoniense leva-nos a outro olhar especial sobre o currículo da Educação Básica do Ensino Médio reconhecendo as diferenças culturais presentes nas diversas localidades como povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, do Campo, entre outros. O currículo não é teórico neutro, é ideológico e permeado de poder das classes dominantes. Assim a prática pedagógica docente precisa visibilizar as identidades dos sujeitos que são diversas no cenário escolar e questionar porque algumas culturas e identidades não estão presentes no currículo. É nesse contexto, que emergiu o objetivo desse estudo que é caracterizar a diversidade cultural presente no Referencial Curricular para o Ensino Médio do Estado de Rondônia e suas implicações na prática pedagógica docente. A metodologia aplicada é pesquisa do tipo descritivo, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o Referencial Curricular para o Ensino Médio em Rondônia, expressa a diversidade cultural local em modalidades de ensino, necessitando que essa temática seja abordada na sala de aula por meio das práticas pedagógicas nas diversas áreas de conhecimento do currículo, de forma que a cultura, saberes e práticas dos educandos sejam relacionados ao contexto histórico e social, para resolução de problemas na vida prática."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID11101_TB2384_11092023091550.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:35:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANA DA CRUZ PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANA"
    "autor_email" => "libarroso33@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105811
    "edicao_id" => 331
    "trabalho_id" => 2384
    "inscrito_id" => 11101
    "titulo" => "REFERENCIAL CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO DE RONDÔNIA E A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL LOCAL"
    "resumo" => "A reflexão sobre a presença da diversidade cultural no currículo da educação Básica é fundamental para que as práticas pedagógicas sejam para a formação transformadora e democrática dos sujeitos inseridos na comunidade escolar. O caráter multicultural da sociedade rondoniense leva-nos a outro olhar especial sobre o currículo da Educação Básica do Ensino Médio reconhecendo as diferenças culturais presentes nas diversas localidades como povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, do Campo, entre outros. O currículo não é teórico neutro, é ideológico e permeado de poder das classes dominantes. Assim a prática pedagógica docente precisa visibilizar as identidades dos sujeitos que são diversas no cenário escolar e questionar porque algumas culturas e identidades não estão presentes no currículo. É nesse contexto, que emergiu o objetivo desse estudo que é caracterizar a diversidade cultural presente no Referencial Curricular para o Ensino Médio do Estado de Rondônia e suas implicações na prática pedagógica docente. A metodologia aplicada é pesquisa do tipo descritivo, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o Referencial Curricular para o Ensino Médio em Rondônia, expressa a diversidade cultural local em modalidades de ensino, necessitando que essa temática seja abordada na sala de aula por meio das práticas pedagógicas nas diversas áreas de conhecimento do currículo, de forma que a cultura, saberes e práticas dos educandos sejam relacionados ao contexto histórico e social, para resolução de problemas na vida prática."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID11101_TB2384_11092023091550.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:35:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIANA DA CRUZ PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIANA"
    "autor_email" => "libarroso33@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:14:35"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 331
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
        "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 331
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "66031c0b3c41e_26032024160339.jpg"
        "timbrado" => "65b1295be642b_24012024121435.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 207
                "edicao_id" => 331
                "codigo" => "978-85-61702-82-3"
                "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UVA)<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n
                  MARA L&Uacute;CIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 207
                "edicao_id" => 331
                "codigo" => "978-85-61702-82-3"
                "capa" => "66031c0b410a1_26032024160339.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA CAROLINA DE ALMEIDA (CEFET/MG)<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO (UCP)<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO (UEMG)<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES (UCP)<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO (UEMG)<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS OLIVEIRA (UEMG)<br />\r\n
                  FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARA&Uacute;JO (UVA)<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA (UEMG)<br />\r\n
                  MARA L&Uacute;CIA RODRIGUES COSTA (UEMG)<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR (UFLA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152119-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:14:35"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:03:39"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A reflexão sobre a presença da diversidade cultural no currículo da educação Básica é fundamental para que as práticas pedagógicas sejam para a formação transformadora e democrática dos sujeitos inseridos na comunidade escolar. O caráter multicultural da sociedade rondoniense leva-nos a outro olhar especial sobre o currículo da Educação Básica do Ensino Médio reconhecendo as diferenças culturais presentes nas diversas localidades como povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, do Campo, entre outros. O currículo não é teórico neutro, é ideológico e permeado de poder das classes dominantes. Assim a prática pedagógica docente precisa visibilizar as identidades dos sujeitos que são diversas no cenário escolar e questionar porque algumas culturas e identidades não estão presentes no currículo. É nesse contexto, que emergiu o objetivo desse estudo que é caracterizar a diversidade cultural presente no Referencial Curricular para o Ensino Médio do Estado de Rondônia e suas implicações na prática pedagógica docente. A metodologia aplicada é pesquisa do tipo descritivo, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o Referencial Curricular para o Ensino Médio em Rondônia, expressa a diversidade cultural local em modalidades de ensino, necessitando que essa temática seja abordada na sala de aula por meio das práticas pedagógicas nas diversas áreas de conhecimento do currículo, de forma que a cultura, saberes e práticas dos educandos sejam relacionados ao contexto histórico e social, para resolução de problemas na vida prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.