A reflexão sobre a presença da diversidade cultural no currículo da educação Básica é fundamental para que as práticas pedagógicas sejam para a formação transformadora e democrática dos sujeitos inseridos na comunidade escolar. O caráter multicultural da sociedade rondoniense leva-nos a outro olhar especial sobre o currículo da Educação Básica do Ensino Médio reconhecendo as diferenças culturais presentes nas diversas localidades como povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, do Campo, entre outros. O currículo não é teórico neutro, é ideológico e permeado de poder das classes dominantes. Assim a prática pedagógica docente precisa visibilizar as identidades dos sujeitos que são diversas no cenário escolar e questionar porque algumas culturas e identidades não estão presentes no currículo. É nesse contexto, que emergiu o objetivo desse estudo que é caracterizar a diversidade cultural presente no Referencial Curricular para o Ensino Médio do Estado de Rondônia e suas implicações na prática pedagógica docente. A metodologia aplicada é pesquisa do tipo descritivo, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o Referencial Curricular para o Ensino Médio em Rondônia, expressa a diversidade cultural local em modalidades de ensino, necessitando que essa temática seja abordada na sala de aula por meio das práticas pedagógicas nas diversas áreas de conhecimento do currículo, de forma que a cultura, saberes e práticas dos educandos sejam relacionados ao contexto histórico e social, para resolução de problemas na vida prática.