O artigo científico tem como objetivo apresentar a experiência de uma pesquisadora e professora brasileira da Educação Básica, técnica e tecnológica (IFRN) durante um período de pós-doutorado em uma instituição colombiana, a Universidade Pedagógica Nacional (UPN). A metodologia utilizada foi a qualitativa, fazendo uso da análise reflexiva da vivência da pesquisadora durante o período na Colômbia. O referencial teórico são as discussões sobre internacionalização da pesquisa e a importância da colaboração entre instituições de diferentes países, a partir de Schwartzman (2006), Faria (2016) e Freire Junior (2014). O artigo discute a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento científico dos países periféricos, que muitas vezes enfrentam dificuldades para financiar suas pesquisas e competir com os países mais desenvolvidos. A cooperação científica internacional pode contribuir para a formação de redes de pesquisa e para a transferência de conhecimentos e tecnologias entre países. A justificativa da pesquisa está na importância do intercâmbio de conhecimentos e na necessidade de fomentar a cooperação científica internacional, principalmente em países da América Latina. Os resultados apresentados é de que a experiência de pós-doutorado na Colômbia foi valiosa tanto em termos pessoais quanto profissionais, permitindo a ampliação de conhecimentos, rede de contatos e perspectiva sobre a Educação na América Latina. Além disso, concluiu-se que a cooperação científica internacional é fundamental para impulsionar o desenvolvimento científico em diferentes partes do mundo.