Esta pesquisa pretende expor o levantamento de textos acadêmicos, dissertações e periódicos, sobre a relação entre a violência escolar e a saúde mental de adolescentes, no ano de 2018 até 2023. Com o objetivo de perceber os anos que apresentavam maior frequência de publicações sobre a temática, o que já foi estudado e as lacunas sobre o assunto. Para fazer o estado da arte foi utilizado os descritores “Saúde mental, Violência escolar, Adolescentes.” Pode selecionar 2 dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, 5 artigos no Portal de Periódicos CAPES e no Google Acadêmico, com restrição aos textos acadêmicos do site Scielo Brasil, foram selecionados 5 artigos. Com base no questionamento “Qual a relação da violência escolar na saúde mental de adolescentes?” foi feito a leitura dos títulos e resumos, e após a primeira triagem de textos foi feito à leitura integral e a análise. Foram retiradas todas as pesquisas que não apresentavam conexão entre os descritores e pergunta norteadora, não estão relacionadas ao ambiente escolar e que a pesquisa ocorreu apenas com professores, sem escutar os alunos. Os resultados obtidos denotam a prevalência de estudos utilizando o termo “bullying”, em contra partida poucos usam o termo “violência escolar”. Existe a presença de correlações das violências relacionadas a gênero, gagueira e diversidade sexual. E a maioria dos textos acadêmicos não apresentavam como foco central a relação da violência escolar com a saúde mental, mas é visto como um objetivo especifico ou na análise dos dados, assim percebe a multifatorial de fatores causadores e da rede de apoio como principal auxilio. Este estudo vai contribuir como um panorama que propiciem novos trabalhos com essa temática para a educação.