A expressão oral possui um papel central no processo de ensino-aprendizagem de uma língua adicional dado que grande parte da comunicação cotidiana se dá através das destrezas orais. Nesse sentido, este trabalho visa problematizar acerca da importância do desenvolvimento da expressão oral em aulas de Português como Língua Adicional (PLA) destinadas a hispanofalantes nível iniciante, por meio das experiências vivenciadas no contexto do Programa de Assistentes Estrangeiros de Conversação na Espanha, no qual o Brasil foi incorporado em 2020. As reflexões emergem das trajetórias de dois jovens professores e linguistas brasileiros que desempenharam suas funções em Escolas de Idiomas na Espanha. Como aporte teórico, baseamo-nos nos princípios da Abordagem Comunicativa, no Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas (2001) e em propostas curriculares para o ensino de português como do Instituto Camões (2017) e do Governo Brasileiro (2020) e em obras de autores como Cristófaro Silva (2002), Masip (2010), Espada (2017). Portanto, a pesquisa é desenvolvida por intermédio de uma abordagem qualitativa de caráter discursivo e descritivo. No primeiro momento, apresentaremos uma breve contextualização e discussão teórica do tema e contexto de atuação e, em seguida, apresentaremos algumas atividades de expressão oral desenvolvidas nas turmas de PLA níveis A1-A2 (MCER). Por meio das atividades foi possível ter um feedback do desenvolvimento linguístico dos aprendizes e, em particular, da destreza oral, oportunizando identificar os desvios, a interferência e fossilização linguística e, também, desenvolver a competência intercultural e pragmática desde os primeiros contatos com a língua-alvo.