PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD)
0 of 0"2024-01-24 13:29:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 105693 "edicao_id" => 335 "trabalho_id" => 6157 "inscrito_id" => 20989 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD)" "resumo" => "A produção textual é uma habilidade fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois permite que os estudantes articulem suas ideias de maneira coerente em diferentes contextos comunicativos. Paralelo a esta compreensão, está o fato de o ensino da escrita constituir-se, ao mesmo tempo, como uma atividade desafiadora e um campo de investigação promissor. Neste cenário, o livro didático (LD) figura como um dos principais recursos que os professores dispõem como auxílio pedagógico, o que justifica sua extensiva utilização em sala de aula. Neste contexto, partindo de uma experiência de trabalho com o LD, enquanto suporte para o ensino de escrita, proporcionada no âmbito da Residência Pedagógica de Língua Portuguesa – UEPB – Campus I, propor-nos-emos, nesta pesquisa, a analisar a abordagem de produção textual, na coleção “Se liga na língua: Leitura, produção de texto e linguagem”, 9º ano, da Editora Moderna, à luz dos princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Especificamente, iremos observar a concepção de escrita que subjaz ao trabalho com a produção textual e investigar se/como as capacidades de linguagem são contempladas nessas atividades. Para tanto, elegemos como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa de natureza interpretativista e de base documental. Utilizaremos como sustentação teórica as contribuições de Bronckart (2009), Schneuwly & Dolz (2004), entre outros. Notadamente, a edição examinada concebe a produção textual como uma atividade processual, ao estruturar atividades tanto que antecedem o momento da escrita, como também que possibilitam, mesmo que de modo simplório, os momentos de revisão e reescrita. O diálogo gerado indicou que uso adequado do LD, associado a teorias que monitoram a produção textual, é um suporte importante para o professor, que, se empregado junto com outras estratégias pedagógicas, pode para enriquecer a experiência leitora e fomentar a reflexão crítica sobre as produções textuais. ◀A produção textual é uma habilidade fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois permite que os estudantes articulem suas ideias de maneira coerente em ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20989_TB6157_10122023163937.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:25:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA MAGDA DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandra_ufpb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 105693 "edicao_id" => 335 "trabalho_id" => 6157 "inscrito_id" => 20989 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD)" "resumo" => "A produção textual é uma habilidade fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois permite que os estudantes articulem suas ideias de maneira coerente em diferentes contextos comunicativos. Paralelo a esta compreensão, está o fato de o ensino da escrita constituir-se, ao mesmo tempo, como uma atividade desafiadora e um campo de investigação promissor. Neste cenário, o livro didático (LD) figura como um dos principais recursos que os professores dispõem como auxílio pedagógico, o que justifica sua extensiva utilização em sala de aula. Neste contexto, partindo de uma experiência de trabalho com o LD, enquanto suporte para o ensino de escrita, proporcionada no âmbito da Residência Pedagógica de Língua Portuguesa – UEPB – Campus I, propor-nos-emos, nesta pesquisa, a analisar a abordagem de produção textual, na coleção “Se liga na língua: Leitura, produção de texto e linguagem”, 9º ano, da Editora Moderna, à luz dos princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Especificamente, iremos observar a concepção de escrita que subjaz ao trabalho com a produção textual e investigar se/como as capacidades de linguagem são contempladas nessas atividades. Para tanto, elegemos como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa de natureza interpretativista e de base documental. Utilizaremos como sustentação teórica as contribuições de Bronckart (2009), Schneuwly & Dolz (2004), entre outros. Notadamente, a edição examinada concebe a produção textual como uma atividade processual, ao estruturar atividades tanto que antecedem o momento da escrita, como também que possibilitam, mesmo que de modo simplório, os momentos de revisão e reescrita. O diálogo gerado indicou que uso adequado do LD, associado a teorias que monitoram a produção textual, é um suporte importante para o professor, que, se empregado junto com outras estratégias pedagógicas, pode para enriquecer a experiência leitora e fomentar a reflexão crítica sobre as produções textuais. ◀A produção textual é uma habilidade fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois permite que os estudantes articulem suas ideias de maneira coerente em ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20989_TB6157_10122023163937.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:25:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA MAGDA DE MIRANDA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandra_ufpb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 335 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "logo" => null "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 335 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "logo" => null "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 211 "edicao_id" => 335 "codigo" => "978-85-61702-78-6" "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n EMILY GONÇALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHÃES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 211 "edicao_id" => 335 "codigo" => "978-85-61702-78-6" "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n EMILY GONÇALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHÃES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }