Este trabalho é, antes, um relato de experiência vivenciado no chão da Escola Pública e que discorre acerca da prática dos professores de Língua Portuguesa a partir da aplicabilidade das noções de concepções de linguagem. Como tal, para a realização desse relato, levou-se em consideração os estudos desenvolvidos por Bakhtin/Volochínov (2010), Perfeito (2005), Menegassi (2005), Zanini (1999), no que concerne ao âmbito teórico-prático do ensino de Língua Portuguesa em sala de aula. Dito isso, o objetivo geral do estudo é refletir sobre as concepções de linguagem a partir da observação de 2h/a da disciplina de Língua Portuguesa, na turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola pública do município de Nova Timboteua- PA, bem como aplicação de entrevista semiestruturada com a professora regente. Dessa maneira, os instrumentos metodológicos que embasaram a realização desse estudo foram: a observação de aula e aplicação de entrevista, durante as duas aulas observadas prevaleceram características concernentes à segunda concepção de Linguagem – Linguagem como instrumento de comunicação-, por terem sido atividades embasadas numa produção textual preocupada única e exclusivamente com a forma (coesão e a coerência), além de ter sido uma produção motivada por uma consequência (a reflexão de como seria a vida no futuro). Por outro lado, a aplicação da entrevista demonstrou traços visíveis das três concepções de linguagem, Linguagem como expressão do pensamento (primeira concepção); especialmente no que tange a leitura em voz alta que esteve presente no decorrer da produção em grupo; Linguagem como instrumento de comunicação (segunda concepção); pela presença do cuidado com a forma, com a atividade de seguir o modelo e de Linguagem como forma de interação (terceira concepção); na dinâmica da atividade proposta em grupos que fez com que os alunos interagissem e de uma possível reescrita na próxima aula.