Este trabalho é resultado de práticas docentes vinculadas ao projeto PIBID de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, inserido no subprojeto “Promovendo práticas de leitura e escrita de gêneros diversos no ensino fundamental” e tem por finalidade apresentar alguns resultados obtidos durante nossa experiência em sala de aula, em uma escola pública da cidade de Campina Grande - PB, durante o semestre de 2012.2. Para tanto, nosso relato será norteado pelo objetivo geral de descrever nossas experiências vividas durante a prática em sala de aula, seguido dos objetivos específicos de identificar algumas estratégias de leitura utilizadas pela professora que facilitaram na aprendizagem dos alunos, bem como descrever o planejamento e execução de sequência didática. Com o intuito de atingir tais objetivos, fundamentamo-nos teoricamente em: Philippe Perrenoud (2000); Kleiman (2000); Pasquier e Dolz (1996); Isabel Solé (1998), que tratam a respeito da organização das situações de aprendizagem e de uma discussão acerca do tratamento das estratégias de leitura utilizadas pelo professor de língua portuguesa no ensino fundamental. Diante do exposto, acreditamos que esses estudos, juntamente com a prática docente e o presente relato, nos ajudarão a refletir a respeito dos melhores caminhos a serem seguidos para a realização de estratégias de ensino/aprendizagem mais adequadas no trato com a leitura. As experiências de ensino aqui descritas demonstram com clareza a necessidade do trabalho com a leitura em sala de aula, de forma a atuar com a mesma enquanto processo de decodificação, cognição e interação. Além disso, ressaltaremos a importância do projeto PIBID para a nossa formação docente.