O presente artigo trata dos resultados obtidos através do trabalho que foi realizado no semestre 2014.2 pelo projeto CLIC, que é financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a UEPB, e realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, tendo por público alvo educandos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é mostrar o trabalho com as poesias visuais e concretas, que buscou instigar os dicentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais de leitura do texto literário. A fim de também motivar os alunos a desenvolverem o gosto pela Literatura, lançou-se mão do método de ensino transdisciplinar. A fundamentação teórico-metodológica utilizada no nosso trabalho foi construída com base nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio PCNEM (2000), nos quais constam argumentações acerca das melhorias provenientes da aplicação de um ensino no qual o aluno tem contato efetivo com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade, atreladas aos estudos literários em âmbito escolar. Faremos uso também de outros aportes teóricos que abordam sobre a perspectiva transdisciplinar com o intuito de melhor fundamentar as argumentações acerca desta forma de ensino. A proposta metodológica utilizada foi a de relacionar o ensino de Literatura à realidade do aluno, através da compreensão e da relação entre as poesias visuais e concretas, gêneros e realidade social, proporcionando um estudo mais produtivo, dinâmico e significativo para os educandos, viabilizando a ampliação dos seus conhecimentos e de suas capacidades cognitivas, e contribuindo para a formação de cidadãos críticos reflexivos.