Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

POESIA VISUAL E CONCRETA NA SALA DE AULA: OS ESTUDOS LITERÁRIOS POR MEIO DE UMA PRÁTICA QUE VISA O CONTEXTO SOCIAL

Palavra-chaves: PIBID, LITERATURA, ENSINO TRANSDISCIPLINAR Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9738
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 308
    "titulo" => "POESIA VISUAL E CONCRETA NA SALA DE AULA: OS ESTUDOS LITERÁRIOS POR MEIO DE UMA PRÁTICA QUE VISA O CONTEXTO SOCIAL"
    "resumo" => "O presente artigo trata dos resultados obtidos através do trabalho que foi realizado no semestre 2014.2 pelo projeto CLIC, que é financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a UEPB, e realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, tendo por público alvo educandos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é mostrar o trabalho com as poesias visuais e concretas, que buscou instigar os dicentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais de leitura do texto literário. A fim de também motivar os alunos a desenvolverem o gosto pela Literatura, lançou-se mão do método de ensino transdisciplinar. A fundamentação teórico-metodológica utilizada no nosso trabalho foi construída com base nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio PCNEM (2000), nos quais constam argumentações acerca das melhorias provenientes da aplicação de um ensino no qual o aluno tem contato efetivo com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade, atreladas aos estudos literários em âmbito escolar. Faremos uso também de outros aportes teóricos que abordam sobre a perspectiva transdisciplinar com o intuito de melhor fundamentar as argumentações acerca desta forma de ensino. A proposta metodológica utilizada foi a de relacionar o ensino de Literatura à realidade do aluno, através da compreensão e da relação entre as poesias visuais e concretas, gêneros e realidade social, proporcionando um estudo mais produtivo, dinâmico e significativo para os educandos, viabilizando a ampliação dos seus conhecimentos e de suas capacidades cognitivas, e contribuindo para a formação de cidadãos críticos reflexivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA, ENSINO TRANSDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_18_03_21_idinscrito_308_674cc49b128ea573ca4f212f75ca7eec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA SILVA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA JESUS"
    "autor_email" => "sandracariocacarpediem@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9738
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 308
    "titulo" => "POESIA VISUAL E CONCRETA NA SALA DE AULA: OS ESTUDOS LITERÁRIOS POR MEIO DE UMA PRÁTICA QUE VISA O CONTEXTO SOCIAL"
    "resumo" => "O presente artigo trata dos resultados obtidos através do trabalho que foi realizado no semestre 2014.2 pelo projeto CLIC, que é financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a UEPB, e realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, tendo por público alvo educandos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é mostrar o trabalho com as poesias visuais e concretas, que buscou instigar os dicentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais de leitura do texto literário. A fim de também motivar os alunos a desenvolverem o gosto pela Literatura, lançou-se mão do método de ensino transdisciplinar. A fundamentação teórico-metodológica utilizada no nosso trabalho foi construída com base nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio PCNEM (2000), nos quais constam argumentações acerca das melhorias provenientes da aplicação de um ensino no qual o aluno tem contato efetivo com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade, atreladas aos estudos literários em âmbito escolar. Faremos uso também de outros aportes teóricos que abordam sobre a perspectiva transdisciplinar com o intuito de melhor fundamentar as argumentações acerca desta forma de ensino. A proposta metodológica utilizada foi a de relacionar o ensino de Literatura à realidade do aluno, através da compreensão e da relação entre as poesias visuais e concretas, gêneros e realidade social, proporcionando um estudo mais produtivo, dinâmico e significativo para os educandos, viabilizando a ampliação dos seus conhecimentos e de suas capacidades cognitivas, e contribuindo para a formação de cidadãos críticos reflexivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "PIBID, LITERATURA, ENSINO TRANSDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_18_03_21_idinscrito_308_674cc49b128ea573ca4f212f75ca7eec.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA SILVA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA JESUS"
    "autor_email" => "sandracariocacarpediem@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo trata dos resultados obtidos através do trabalho que foi realizado no semestre 2014.2 pelo projeto CLIC, que é financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em parceria com a UEPB, e realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, tendo por público alvo educandos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é mostrar o trabalho com as poesias visuais e concretas, que buscou instigar os dicentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais de leitura do texto literário. A fim de também motivar os alunos a desenvolverem o gosto pela Literatura, lançou-se mão do método de ensino transdisciplinar. A fundamentação teórico-metodológica utilizada no nosso trabalho foi construída com base nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio PCNEM (2000), nos quais constam argumentações acerca das melhorias provenientes da aplicação de um ensino no qual o aluno tem contato efetivo com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade, atreladas aos estudos literários em âmbito escolar. Faremos uso também de outros aportes teóricos que abordam sobre a perspectiva transdisciplinar com o intuito de melhor fundamentar as argumentações acerca desta forma de ensino. A proposta metodológica utilizada foi a de relacionar o ensino de Literatura à realidade do aluno, através da compreensão e da relação entre as poesias visuais e concretas, gêneros e realidade social, proporcionando um estudo mais produtivo, dinâmico e significativo para os educandos, viabilizando a ampliação dos seus conhecimentos e de suas capacidades cognitivas, e contribuindo para a formação de cidadãos críticos reflexivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.