Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100819
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8319
    "inscrito_id" => 24042
    "titulo" => "FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A feira livre, como espaço de vivência, interação e diversidade cultural, revela-se como um tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências. Nesse ambiente multifacetado, onde aromas, sabores e cores se fundem em harmonia, é possível explorar conteúdos científicos variados, estimulando nos estudantes a curiosidade e a compreensão sobre diversos fenômenos naturais. Através da atenta observação dos alimentos expostos, do comércio de produtos e da interação com os feirantes, os estudantes podem ainda explorar conceitos de Biologia, Química e Física, por isso, a partir desse entendimento o presente trabalho tem como objetivo usar a feira livre como tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências fazendo uso da aula de campo, preconizada por Célestin Freinet. A temática fomenta abordagem interdisciplinar e aproxima os alunos do fascinante mundo científico presente no cotidiano, de modo que o texto traz o relato da experiência de uma “aula de campo” à conhecida feira livre da cidade de Jaicós, macrorregião de Picos, no Piauí. Essa modalidade de escrita consiste em descrever e analisar dada experiência específica vivida pelos estudantes e professores, nesse caso, os participantes da aula de campo à feira livre em Jaicós. Através dessa estratégia, buscou-se ampliar o conhecimento acerca da pedagógica de Freinet e suas técnicas, especialmente a prática da “aula de campo”, tendo em vista que possibilita aos participantes proposição de ideias em diferentes espaços de aprendizagem, contribuindo para que os sujeitos tenham olhar diferente sobre a forma de adquirir conhecimento, bem como o entendimento de que nem sempre o que se imagina sobre dado assunto é real ou é possível de ser executado, e que por vezes se faz necessário o deslocamento in lócus para constatar na prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24042_TB8319_15112023195820.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANA BESERRA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANA"
    "autor_email" => "claudianabezerrademoura@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100819
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8319
    "inscrito_id" => 24042
    "titulo" => "FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A feira livre, como espaço de vivência, interação e diversidade cultural, revela-se como um tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências. Nesse ambiente multifacetado, onde aromas, sabores e cores se fundem em harmonia, é possível explorar conteúdos científicos variados, estimulando nos estudantes a curiosidade e a compreensão sobre diversos fenômenos naturais. Através da atenta observação dos alimentos expostos, do comércio de produtos e da interação com os feirantes, os estudantes podem ainda explorar conceitos de Biologia, Química e Física, por isso, a partir desse entendimento o presente trabalho tem como objetivo usar a feira livre como tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências fazendo uso da aula de campo, preconizada por Célestin Freinet. A temática fomenta abordagem interdisciplinar e aproxima os alunos do fascinante mundo científico presente no cotidiano, de modo que o texto traz o relato da experiência de uma “aula de campo” à conhecida feira livre da cidade de Jaicós, macrorregião de Picos, no Piauí. Essa modalidade de escrita consiste em descrever e analisar dada experiência específica vivida pelos estudantes e professores, nesse caso, os participantes da aula de campo à feira livre em Jaicós. Através dessa estratégia, buscou-se ampliar o conhecimento acerca da pedagógica de Freinet e suas técnicas, especialmente a prática da “aula de campo”, tendo em vista que possibilita aos participantes proposição de ideias em diferentes espaços de aprendizagem, contribuindo para que os sujeitos tenham olhar diferente sobre a forma de adquirir conhecimento, bem como o entendimento de que nem sempre o que se imagina sobre dado assunto é real ou é possível de ser executado, e que por vezes se faz necessário o deslocamento in lócus para constatar na prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24042_TB8319_15112023195820.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANA BESERRA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANA"
    "autor_email" => "claudianabezerrademoura@g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A feira livre, como espaço de vivência, interação e diversidade cultural, revela-se como um tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências. Nesse ambiente multifacetado, onde aromas, sabores e cores se fundem em harmonia, é possível explorar conteúdos científicos variados, estimulando nos estudantes a curiosidade e a compreensão sobre diversos fenômenos naturais. Através da atenta observação dos alimentos expostos, do comércio de produtos e da interação com os feirantes, os estudantes podem ainda explorar conceitos de Biologia, Química e Física, por isso, a partir desse entendimento o presente trabalho tem como objetivo usar a feira livre como tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências fazendo uso da aula de campo, preconizada por Célestin Freinet. A temática fomenta abordagem interdisciplinar e aproxima os alunos do fascinante mundo científico presente no cotidiano, de modo que o texto traz o relato da experiência de uma “aula de campo” à conhecida feira livre da cidade de Jaicós, macrorregião de Picos, no Piauí. Essa modalidade de escrita consiste em descrever e analisar dada experiência específica vivida pelos estudantes e professores, nesse caso, os participantes da aula de campo à feira livre em Jaicós. Através dessa estratégia, buscou-se ampliar o conhecimento acerca da pedagógica de Freinet e suas técnicas, especialmente a prática da “aula de campo”, tendo em vista que possibilita aos participantes proposição de ideias em diferentes espaços de aprendizagem, contribuindo para que os sujeitos tenham olhar diferente sobre a forma de adquirir conhecimento, bem como o entendimento de que nem sempre o que se imagina sobre dado assunto é real ou é possível de ser executado, e que por vezes se faz necessário o deslocamento in lócus para constatar na prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.