A feira livre, como espaço de vivência, interação e diversidade cultural, revela-se como um tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências. Nesse ambiente multifacetado, onde aromas, sabores e cores se fundem em harmonia, é possível explorar conteúdos científicos variados, estimulando nos estudantes a curiosidade e a compreensão sobre diversos fenômenos naturais. Através da atenta observação dos alimentos expostos, do comércio de produtos e da interação com os feirantes, os estudantes podem ainda explorar conceitos de Biologia, Química e Física, por isso, a partir desse entendimento o presente trabalho tem como objetivo usar a feira livre como tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências fazendo uso da aula de campo, preconizada por Célestin Freinet. A temática fomenta abordagem interdisciplinar e aproxima os alunos do fascinante mundo científico presente no cotidiano, de modo que o texto traz o relato da experiência de uma “aula de campo” à conhecida feira livre da cidade de Jaicós, macrorregião de Picos, no Piauí. Essa modalidade de escrita consiste em descrever e analisar dada experiência específica vivida pelos estudantes e professores, nesse caso, os participantes da aula de campo à feira livre em Jaicós. Através dessa estratégia, buscou-se ampliar o conhecimento acerca da pedagógica de Freinet e suas técnicas, especialmente a prática da “aula de campo”, tendo em vista que possibilita aos participantes proposição de ideias em diferentes espaços de aprendizagem, contribuindo para que os sujeitos tenham olhar diferente sobre a forma de adquirir conhecimento, bem como o entendimento de que nem sempre o que se imagina sobre dado assunto é real ou é possível de ser executado, e que por vezes se faz necessário o deslocamento in lócus para constatar na prática.