O período de distanciamento causado pela pandemia da Covid-19, agravou a defasagem no processo de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita na alfabetização. A pesquisa busca por práticas pedagógicas que possibilitem a superação dos desafios educacionais citados, para isto, busca-se responder à questão sobre como a contação de histórias estimula o desenvolvimento da escrita de crianças que estão em processo de alfabetização, do 1° ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Rio de Janeiro. Este trabalho tem por objetivo compreender as estratégias de desenvolvimento da escrita na alfabetização a partir da contação de histórias. No processo de pesquisa, pretende-se elaborar um material didático que reunirá sugestões de sequências didáticas de atividades contextualizadas através da contação de histórias, para servir de apoio aos professores alfabetizadores que buscam o desenvolvimento da escrita discente. A perspectiva teórica deste trabalho foi construída a partir da conceituação de alfabetização de Magda Soares e da categorização de escrita baseada nos estudos de Emília Ferrero e Ana Teberosky. A investigação iniciará a partir de uma consulta, por meio de questionário semiestruturado, que visa identificar as estratégias utilizadas por professores alfabetizadores para desenvolver a escrita dos alfabetizandos. A partir desses dados coletados pretende-se planejar e elaborar atividades a partir de contações de histórias que serão realizadas em sala de aula em busca do avanço da hipótese de escrita desses alunos. Na fase final haverá a realização de avaliação diagnóstica do desenvolvimento da escrita dos alunos. No momento foi realizada uma experiência piloto a partir da contação da história “O Pequeno Príncipe Preto”, de Rodrigo França, no qual os resultados preliminares indicam que materiais específicos são um diferencial à medida que se adequam às necessidades de aprendizagem na alfabetização e contação de histórias em sala de aula estimula as crianças no início do processo de escrita.