Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCUTA DA URGÊNCIA SUBJETIVA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PSICANÁLISE LACANIANA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho discute a escuta/acolhimento da urgência subjetiva nas escolas a partir da Psicanálise Lacaniana. Será realizada uma revisão de literatura em Psicanálise, a partir de bancos de dados. Com base em Freud, abordaremos inicialmente o mal-estar na cultura e suas incidências nas escolas. Em seguida problematizaremos a prática lacaniana nas instituições e apresentaremos a urgência subjetiva, um dispositivo da Psicanálise Lacaniana, como uma possibilidade de acolhimento da angústia no contexto escolar, que se caracteriza por ser uma escuta que acontece no exato momento em que uma demanda surge, sem entraves burocráticos e com mínimas regras. A partir disso, discutiremos, com base em Lacan, a dimensão do tempo lógico como um recurso para tratar do sujeito que se encontra em um momento de ruptura com o simbólico. Assim, o intuito do serviço de urgência subjetiva na escola é, a priori, não patologizar e nem estigmatizar situações singulares e nem relações, mas ofertar aos sujeitos um espaço de circulação de palavra, escutando-os em suas singularidades e, a partir disso, auxiliá-los a encontrar modos de lidar com o seu sofrimento psíquico.

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