O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições e desafios da gestão democrática no âmbito da educação pública brasileira. Para a construção do estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de enfoque qualitativo na literatura que discute sobre a gestão democrática focando em como ela tem sido enfatizada nos debates educacionais seja para elucidar suas contribuições para a construção de um cenário democrático na gestão da escola pública e/ou realçar os desafios vivenciados pelos gestores escolares no processo de implementação desse modelo de gestão. Foram considerados os aspectos históricos, legais e conceituais sobre a temática que fundamentada na perspectiva de diferentes autores da área embasaram o estudo. Os dados constatados reforçam a relevância da implementação da gestão democrática no contexto escolar a fim de garantir a participação como um direito; a gestão democrática se constitui num processo contínuo cuja efetividade requer esforços coletivos dos gestores e demais atores escolares. Constatou-se também que, dentre alguns desafios para implementar a gestão participativa na escola, está à falta de cultura de participação da comunidade escolar na gestão do processo educacional, assim como a ausência de ações por parte dos gestores que possibilitem a compreensão do quanto a participação é essencial para a melhoria da qualidade do ensino e do fortalecimento da coletividade na tomada de decisões.