A formação continuada de professores é considerada uma das principais responsáveis por promover reflexões e modificações na prática docente, tendo em vista, que a construção do ser professor se inicia na formação inicial, mas é contínua, e se dá até o último dia deste em sala-de-aula. É a partir do processo de formação continuada que o docente estuda, planeja e realiza ações que incidem diretamente no seu exercício profissional, promovendo seu desenvolvimento e suprindo lacunas de antigas e novas demandas da profissão, sendo crucial no bom andamento das relações Professor-Aluno e Professor-Instituições de ensino. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e contribuições de ações formativas no desenvolvimento profissional de docentes que atuam no ensino básico, em diversos componentes curriculares, relatadas em periódicos científicos. A partir das análises, foi possível observar que a troca de saberes experienciais entre docentes atua como um mecanismo importantíssimo de formação, pois permitem reflexões e reavaliações de suas práticas. Também foi perceptível a importância dessas ações formativas no percurso de desenvolvimento profissional dos professores, facilitando a aquisição de novos conhecimentos aplicáveis em sala-de-aula ou auxiliando-os na apropriação de conceitos importantes na construção da identidade docente, incidindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais efetivo.