O presente artigo busca discutir a atuação dos pedagogos (as) no Fórum Permanente de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, com ênfase no processo formativo e reflexivo desses profissionais, considerando a ressignificação da Educação Profissional com o advento da Lei 11.892/2008 e a criação de Fóruns no IFPE, enquanto espaços promotores da gestão democrática. Para fundamentar as nossas discussões em torno das categorias teóricas “identidade e formação dos pedagogos(as)” nos conectamos ao discurso/concepção de Pedagogia enquanto Ciência da Educação, em consonância com os autores e estudos clássicos do âmbito educacional (LIBÂNEO, 2013; FRANCO, 2015; PIMENTA, 2020). De natureza qualitativa (MINAYO, 2014), os dados da pesquisa foram gerados no processo de implementação do Plano de Ação e do Ciclo de Debates mediados pela diretoria do fórum no período de 2022-2023. Os dados produzidos reiteram a relevância do papel da(o) profissional de Pedagogia nos IF’s para pensar e repensar políticas públicas que materializam uma pedagogia contra-hegemônica, numa prática profissional imbuída de consciência política e necessidade de cultivar um olhar reflexivo/indissociável sobre a teoria e prática. Afinal, os espaços coletivos de reflexão e discussão além de fortalecer a identidade e atuação dos(as) pedagogos (as), representam a vitalidade de uma gestão democrática.