Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE RECURSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97683
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4036
    "inscrito_id" => 18153
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "Com o advento da inclusão, as pessoas com deficiência visual ingressaram nas escolas regulares, cabendo aos sistemas educacionais buscar formas de atendimento às necessidades desse público no ensino das disciplinas que compõem a formação básica dos educandos, entre elas, a Matemática. Sabendo que os indivíduos que apresentam baixa visão possuem uma redução significativa da capacidade de enxergar, podendo estes apresentar algumas dificuldades em executar afazeres cotidianos, isso é ainda mais perceptível na disciplina de Matemática, devido a natureza abstrata dos conteúdos, mediante a isso é importante que o professor faça o uso de recursos didáticos adaptados ao ensino para que estes sejam incluídos no processo educativo. O objetivo do presente estudo foi analisar as publicações científicas relacionadas à utilização de recursos didáticos para o ensino da Matemática direcionados aos alunos com baixa visão matriculados no ensino fundamental. Neste estudo, optou-se pela investigação nas bases de dados CAPES e SciELO, com recorte temporal de 2016 a 2021, associado aos descritores baixa visão AND Matemática AND recursos. Foram identificados três (3) trabalhos, sendo que a maioria está concentrado na região Sudeste. Conforme essa investigação pode-se perceber que os recursos adaptados para o ensino da Matemática são de grande importância para o ensino e aprendizagem dos educandos, uma vez que esses recursos são projetados para atender às necessidades específicas desses estudantes, proporcionando-lhes acesso igualitário ao currículo e oportunidades de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18153_TB4036_10112023134018.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANNA NAYRA DA ROCHA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANNA"
    "autor_email" => "geovanna.n@acad.ifma.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97683
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4036
    "inscrito_id" => 18153
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "Com o advento da inclusão, as pessoas com deficiência visual ingressaram nas escolas regulares, cabendo aos sistemas educacionais buscar formas de atendimento às necessidades desse público no ensino das disciplinas que compõem a formação básica dos educandos, entre elas, a Matemática. Sabendo que os indivíduos que apresentam baixa visão possuem uma redução significativa da capacidade de enxergar, podendo estes apresentar algumas dificuldades em executar afazeres cotidianos, isso é ainda mais perceptível na disciplina de Matemática, devido a natureza abstrata dos conteúdos, mediante a isso é importante que o professor faça o uso de recursos didáticos adaptados ao ensino para que estes sejam incluídos no processo educativo. O objetivo do presente estudo foi analisar as publicações científicas relacionadas à utilização de recursos didáticos para o ensino da Matemática direcionados aos alunos com baixa visão matriculados no ensino fundamental. Neste estudo, optou-se pela investigação nas bases de dados CAPES e SciELO, com recorte temporal de 2016 a 2021, associado aos descritores baixa visão AND Matemática AND recursos. Foram identificados três (3) trabalhos, sendo que a maioria está concentrado na região Sudeste. Conforme essa investigação pode-se perceber que os recursos adaptados para o ensino da Matemática são de grande importância para o ensino e aprendizagem dos educandos, uma vez que esses recursos são projetados para atender às necessidades específicas desses estudantes, proporcionando-lhes acesso igualitário ao currículo e oportunidades de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18153_TB4036_10112023134018.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANNA NAYRA DA ROCHA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANNA"
    "autor_email" => "geovanna.n@acad.ifma.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Com o advento da inclusão, as pessoas com deficiência visual ingressaram nas escolas regulares, cabendo aos sistemas educacionais buscar formas de atendimento às necessidades desse público no ensino das disciplinas que compõem a formação básica dos educandos, entre elas, a Matemática. Sabendo que os indivíduos que apresentam baixa visão possuem uma redução significativa da capacidade de enxergar, podendo estes apresentar algumas dificuldades em executar afazeres cotidianos, isso é ainda mais perceptível na disciplina de Matemática, devido a natureza abstrata dos conteúdos, mediante a isso é importante que o professor faça o uso de recursos didáticos adaptados ao ensino para que estes sejam incluídos no processo educativo. O objetivo do presente estudo foi analisar as publicações científicas relacionadas à utilização de recursos didáticos para o ensino da Matemática direcionados aos alunos com baixa visão matriculados no ensino fundamental. Neste estudo, optou-se pela investigação nas bases de dados CAPES e SciELO, com recorte temporal de 2016 a 2021, associado aos descritores baixa visão AND Matemática AND recursos. Foram identificados três (3) trabalhos, sendo que a maioria está concentrado na região Sudeste. Conforme essa investigação pode-se perceber que os recursos adaptados para o ensino da Matemática são de grande importância para o ensino e aprendizagem dos educandos, uma vez que esses recursos são projetados para atender às necessidades específicas desses estudantes, proporcionando-lhes acesso igualitário ao currículo e oportunidades de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.