Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA GESTÃO DO COTIDIANO ESCOLAR NA PANDEMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No ano de 2020, a “normalidade” da vida acaba sendo abalada pela pandemia de COVID-19. Devido tal situação atípica, o convívio social precisou ser pensado para retomada segura e gradativa de atividades, que foram suspensas logo no início da pandemia. Diversas áreas da economia suprimiram totalmente ou em parte suas atividades no mês de março de 2020. Assim, escolas, empresas, comércios e a população precisaram seguir orientações de segurança contra o vírus. Foram medidas que buscaram prevenir e controlar a doença em todo o Brasil. Nos Estados e Municípios, também, fizeram-se presente um amplo arranjo entre as entidades a fim de pensar em uma organização adequada para o momento. No campo educacional, foi adotado o Ensino Remoto Emergencial, e este estudo tem como objetivo analisar quais os desafios enfrentados pelos gestores escolares no que se refere à gestão do cotidiano escolar nas instituições brasileiras. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória sobre o tema, com base no levantamento bibliográfico de pesquisas realizadas e artigos publicados. A partir desse estudo, foi possível constatar que as instituições de ensino no Brasil foram fortemente afetadas pelas mudanças abruptas ocorridas durante a pandemia, assim como a gestão do cotidiano escolar, à medida que novos desafios surgiram diante da situação, envolvendo questões organizacionais e o clima escolar. Diante do número e da gravidade dessas consequências, torna-se evidente a necessidade de medidas emergenciais que visem minimizar seus efeitos. Ademais, investigar a gestão escolar em tempos de pandemia se constitui um fator de relevância para a atualidade, por conta do ineditismo da situação, além de entender os fatores que configuraram erros, acertos, entre outros, para que em cenários semelhantes haja assertivas pautadas em estudos dessa natureza, entender como pensaram as gestões escolares nas tomadas de decisões frente aos desafios impostos pela pandemia.

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