Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO PROFESSORAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98491 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5083 "inscrito_id" => 1939 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO PROFESSORAS." "resumo" => "A Educação Emocional é tema de interesse crescente nos últimos anos, tendo em vista os desafios que crianças, jovens e professores têm enfrentado no contexto escolar. No Brasil, apesar de sua importância, as iniciativas públicas em termos de programas no campo da educação emocional ainda são tímidas. Diante dessa problemática, o presente estudo tem como objetivo analisar o papel da Educação Emocional para o desenvolvimento dos sujeitos no contexto da escola a partir das narrativas de professoras da Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, que contou com a participação de 30 professoras de escolas públicas e privadas do município de Campina Grande – PB. Estas responderam um questionário cujas questões enfatizaram saberes e práticas sobre a Educação Emocional nos espaços escolares. A pesquisa foi fundamentada teoricamente a partir das contribuições de Mayer e Salovey (2012), Luz (2016), Bisqueira (2000), Nunes-Valente e Monteiro (2016), Carvalho (2020) e Cabral et al., (2023). Assim, defende-se que a Educação Emocional é uma atividade preventiva que objetiva desenvolver a melhoria dos vínculos entre os indivíduos a partir do autoconhecimento, bem como a capacidade do indivíduo de evitar o desencadeamento de problemas advindos de pensamentos autodestrutivos e problemáticos (que envolvem consumo de drogas e violência) e de estados patológicos. Os principais resultados indicaram que as professoras narraram que a proposta de Educação Emocional tem sido discutida nas escolas desde o período do Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia do Covid-19. As professoras apontam que a escola é um ambiente propício para que o indivíduo aprenda sobre as suas emoções, mas que é necessária uma maior sistematização no contexto da Educação Emocional. Destarte, conclui-se que é um campo de conhecimentos que tem sua importância no autoconhecimento e fortalecimento de vínculos necessários para a vida moderna.A Educação Emocional é tema de interesse crescente nos últimos anos, tendo em vista os desafios que crianças, jovens e professores têm enfrentado no contexto es" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1939_TB5083_01122023205755.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "AURORA" "autor_email" => "auroraleal1217@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98491 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5083 "inscrito_id" => 1939 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO PROFESSORAS." "resumo" => "A Educação Emocional é tema de interesse crescente nos últimos anos, tendo em vista os desafios que crianças, jovens e professores têm enfrentado no contexto escolar. No Brasil, apesar de sua importância, as iniciativas públicas em termos de programas no campo da educação emocional ainda são tímidas. Diante dessa problemática, o presente estudo tem como objetivo analisar o papel da Educação Emocional para o desenvolvimento dos sujeitos no contexto da escola a partir das narrativas de professoras da Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, que contou com a participação de 30 professoras de escolas públicas e privadas do município de Campina Grande – PB. Estas responderam um questionário cujas questões enfatizaram saberes e práticas sobre a Educação Emocional nos espaços escolares. A pesquisa foi fundamentada teoricamente a partir das contribuições de Mayer e Salovey (2012), Luz (2016), Bisqueira (2000), Nunes-Valente e Monteiro (2016), Carvalho (2020) e Cabral et al., (2023). Assim, defende-se que a Educação Emocional é uma atividade preventiva que objetiva desenvolver a melhoria dos vínculos entre os indivíduos a partir do autoconhecimento, bem como a capacidade do indivíduo de evitar o desencadeamento de problemas advindos de pensamentos autodestrutivos e problemáticos (que envolvem consumo de drogas e violência) e de estados patológicos. Os principais resultados indicaram que as professoras narraram que a proposta de Educação Emocional tem sido discutida nas escolas desde o período do Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia do Covid-19. As professoras apontam que a escola é um ambiente propício para que o indivíduo aprenda sobre as suas emoções, mas que é necessária uma maior sistematização no contexto da Educação Emocional. Destarte, conclui-se que é um campo de conhecimentos que tem sua importância no autoconhecimento e fortalecimento de vínculos necessários para a vida moderna.A Educação Emocional é tema de interesse crescente nos últimos anos, tendo em vista os desafios que crianças, jovens e professores têm enfrentado no contexto es" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1939_TB5083_01122023205755.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURORA ARAÚJO LEAL" "autor_nome_curto" => "AURORA" "autor_email" => "auroraleal1217@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Emocional é tema de interesse crescente nos últimos anos, tendo em vista os desafios que crianças, jovens e professores têm enfrentado no contexto escolar. No Brasil, apesar de sua importância, as iniciativas públicas em termos de programas no campo da educação emocional ainda são tímidas. Diante dessa problemática, o presente estudo tem como objetivo analisar o papel da Educação Emocional para o desenvolvimento dos sujeitos no contexto da escola a partir das narrativas de professoras da Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, que contou com a participação de 30 professoras de escolas públicas e privadas do município de Campina Grande – PB. Estas responderam um questionário cujas questões enfatizaram saberes e práticas sobre a Educação Emocional nos espaços escolares. A pesquisa foi fundamentada teoricamente a partir das contribuições de Mayer e Salovey (2012), Luz (2016), Bisqueira (2000), Nunes-Valente e Monteiro (2016), Carvalho (2020) e Cabral et al., (2023). Assim, defende-se que a Educação Emocional é uma atividade preventiva que objetiva desenvolver a melhoria dos vínculos entre os indivíduos a partir do autoconhecimento, bem como a capacidade do indivíduo de evitar o desencadeamento de problemas advindos de pensamentos autodestrutivos e problemáticos (que envolvem consumo de drogas e violência) e de estados patológicos. Os principais resultados indicaram que as professoras narraram que a proposta de Educação Emocional tem sido discutida nas escolas desde o período do Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia do Covid-19. As professoras apontam que a escola é um ambiente propício para que o indivíduo aprenda sobre as suas emoções, mas que é necessária uma maior sistematização no contexto da Educação Emocional. Destarte, conclui-se que é um campo de conhecimentos que tem sua importância no autoconhecimento e fortalecimento de vínculos necessários para a vida moderna.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.