A leitura faz parte da vida de qualquer indivíduo, até mesmo antes de aprender as primeiras letras. Seja “lendo imagens” ou numa leitura fluente, ela é capaz de nos levar a lugares que aguçam nossa imaginação e curiosidade. A presente pesquisa está pautada na temática da leitura literária dentro do ambiente escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dialogando com Kleiman (1995) e Cosson (2021) sobre letramento e formação de leitores, tem como objetivo construir um espaço coletivo de leitura, dentro da sala de aula. Dessa forma, a atividade realizada com uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Niterói, Rio de Janeiro, propõe a leitura dos primeiros capítulos do livro “Um papo sobre estudar: super dicas para você aprender a aprender melhor”, da autora Marcelle Moreira. Sabendo sobre a importância da leitura para a formação do indivíduo, o problema de pesquisa tentará responder à seguinte questão: como a leitura pode contribuir no processo de desenvolvimento de formação do leitor em espaços escolares? Foram realizadas oficinas com atividades de leitura, compreensão leitora e reflexão, que futuramente auxiliarão à construção do espaço coletivo juntamente com a participação dos estudantes. Com esta sequência didática, no qual a autora relata experiências vividas por ela durante o seu tempo de estudante que a auxiliaram a tecer mecanismos para aprender a estudar, busca-se perceber se, através do diálogo com os estudantes podemos perceber sobre a importância dos estudos, de adquirir conhecimentos e também sobre a leitura no nosso cotidiano, fazendo com que assim, eles possam refletir acerca do assunto. Serão realizadas posteriormente as demais etapas da pesquisa, sendo esta atividade parte integrante do conteúdo do produto educacional, que será um manual pedagógico com orientações para docentes com propostas de oficinas.