A SALA DE AULA DA “GERAÇÃO Z”: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99942 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6982 "inscrito_id" => 5140 "titulo" => "A SALA DE AULA DA “GERAÇÃO Z”: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O artigo é resultado da oficina intitulada “A sala de aula da “geração z”: possibilidades e desafios” desenvolvida no evento do “Dia do Geógrafo” realizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) juntamente com o Centro Acadêmico de Geografia Manuel Correia de Andrade (CAGEOMCA) em alusão ao dia do geógrafo, celebrado em 29 de maio de 2023. A oficina teve como objetivo apresentar as possibilidades e os desafios advindos do contexto social contemporâneo para o interior da sala de aula. Tal contexto é permeado pelo uso indistinto de tecnologias, que possibilitam uma disseminação gigantesca de informações, sendo necessários formar os alunos para o uso adequado dessas ferramentas. Nesse encaminhamento, foram debatidas questões como; I) a utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) no ensino de Geografia; II) os desafios enfrentados pelos professores com essa nova geração; e III) como utilizar essas novas tecnologias para que os nossos alunos compreendam o significado da Geografia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com técnicas da pesquisa colaborativa, pois depois da apresentação sobre o tema da oficina, foi proposto aos participantes a divisão em grupos para que eles pudessem experimentar a utilização de uma das metodologias utilizadas em sala de aula, que é a “Rotação por estações”. Nela, o professor pode utilizar diferentes meios para apresentar o tema da aula, além de obter propostas de intervenção criadas por seus alunos. Como resultados, podemos enfatizar o conhecimento de novas metodologias e ferramentas para o ensino de Geografia pelos participantes, futuros professores, explanando também a necessidade da busca de conhecimento além dos componentes obrigatórios, pois a sala de aula da “Geração Z” se faz com uma maior complexidade e isto só se resolve se os profissionais, desde a graduação, tiverem uma busca constante por formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5140_TB6982_04102023234905.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS VIDAL COSTA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglas.vidal335@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99942 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6982 "inscrito_id" => 5140 "titulo" => "A SALA DE AULA DA “GERAÇÃO Z”: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O artigo é resultado da oficina intitulada “A sala de aula da “geração z”: possibilidades e desafios” desenvolvida no evento do “Dia do Geógrafo” realizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) juntamente com o Centro Acadêmico de Geografia Manuel Correia de Andrade (CAGEOMCA) em alusão ao dia do geógrafo, celebrado em 29 de maio de 2023. A oficina teve como objetivo apresentar as possibilidades e os desafios advindos do contexto social contemporâneo para o interior da sala de aula. Tal contexto é permeado pelo uso indistinto de tecnologias, que possibilitam uma disseminação gigantesca de informações, sendo necessários formar os alunos para o uso adequado dessas ferramentas. Nesse encaminhamento, foram debatidas questões como; I) a utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) no ensino de Geografia; II) os desafios enfrentados pelos professores com essa nova geração; e III) como utilizar essas novas tecnologias para que os nossos alunos compreendam o significado da Geografia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com técnicas da pesquisa colaborativa, pois depois da apresentação sobre o tema da oficina, foi proposto aos participantes a divisão em grupos para que eles pudessem experimentar a utilização de uma das metodologias utilizadas em sala de aula, que é a “Rotação por estações”. Nela, o professor pode utilizar diferentes meios para apresentar o tema da aula, além de obter propostas de intervenção criadas por seus alunos. Como resultados, podemos enfatizar o conhecimento de novas metodologias e ferramentas para o ensino de Geografia pelos participantes, futuros professores, explanando também a necessidade da busca de conhecimento além dos componentes obrigatórios, pois a sala de aula da “Geração Z” se faz com uma maior complexidade e isto só se resolve se os profissionais, desde a graduação, tiverem uma busca constante por formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID5140_TB6982_04102023234905.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS VIDAL COSTA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglas.vidal335@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }