O artigo é resultado da oficina intitulada “A sala de aula da “geração z”: possibilidades e desafios” desenvolvida no evento do “Dia do Geógrafo” realizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) juntamente com o Centro Acadêmico de Geografia Manuel Correia de Andrade (CAGEOMCA) em alusão ao dia do geógrafo, celebrado em 29 de maio de 2023. A oficina teve como objetivo apresentar as possibilidades e os desafios advindos do contexto social contemporâneo para o interior da sala de aula. Tal contexto é permeado pelo uso indistinto de tecnologias, que possibilitam uma disseminação gigantesca de informações, sendo necessários formar os alunos para o uso adequado dessas ferramentas. Nesse encaminhamento, foram debatidas questões como; I) a utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) no ensino de Geografia; II) os desafios enfrentados pelos professores com essa nova geração; e III) como utilizar essas novas tecnologias para que os nossos alunos compreendam o significado da Geografia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com técnicas da pesquisa colaborativa, pois depois da apresentação sobre o tema da oficina, foi proposto aos participantes a divisão em grupos para que eles pudessem experimentar a utilização de uma das metodologias utilizadas em sala de aula, que é a “Rotação por estações”. Nela, o professor pode utilizar diferentes meios para apresentar o tema da aula, além de obter propostas de intervenção criadas por seus alunos. Como resultados, podemos enfatizar o conhecimento de novas metodologias e ferramentas para o ensino de Geografia pelos participantes, futuros professores, explanando também a necessidade da busca de conhecimento além dos componentes obrigatórios, pois a sala de aula da “Geração Z” se faz com uma maior complexidade e isto só se resolve se os profissionais, desde a graduação, tiverem uma busca constante por formação continuada.