O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara, na Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emmanuel Lima Pinheiro. Considerando que no ambiente escolar uso de métodos tradicionais de ensino são mais frequentes, e que em decorrência disso o incentivo a implementação de práticas ambientais não ocorre com tanta regularidade, objetiva-se com este trabalho estimular os alunos a promoverem ações dentro e fora da escola voltadas para questões ambientais. Nesta perspectiva, a utilização de sacos plásticos para plantação de mudas se apresenta como uma proposta consistente e prática de Educação Ambiental. A prática educativa foi realizada em uma turma de Ensino Médio por meio de uma oficina dividida em duas etapas: inicialmente foi realizada a explanação teórica na sala de aula e, posteriormente, foi desenvolvida a prática na área externa da escola. Após a oficina, foi aplicado um questionário contendo dez perguntas objetivas referentes à prática executada. Obteve-se como resultado que 66% dos estudantes nunca haviam participado de nenhuma atividade prática relacionada à Educação Ambiental no ambiente escolar. Este dado corrobora com o número de estudantes que participaram pela primeira vez de uma atividade de plantio de mudas (66%). A grande maioria dos alunos (91%) consideraram o plantio de mudas como estratégia pedagógica para a promoção da Educação Ambiental. A prática educativa foi considerada positiva por todos os participantes, sendo sinalizado, que evidenciaram também a importância de trabalhar a Educação Ambiental em ambiente escolar.