MELO, Raquel Pereira De et al.. Dengue: mais informação é mais prevenção. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99890>. Acesso em: 23/12/2024 04:11
Este projeto teve como objetivo ampliar e gerar conhecimento sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e as implicações impostas à saúde da comunidade pelo mosquito transmissor da dengue. Para alcançar esse objetivo, foi proposta uma sequência didática investigativa aplicada em duas turmas do 2º ano do ensino médio, num total de 56 alunos, da Escola de Referência em Ensino Médio José Pereira Burgos, localizada no município de Custódia – PE. A avaliação do projeto foi baseada em aspectos quantitativos e qualitativos. Inicialmente, foram direcionadas cinco questões gerais sobre a dengue à turma antes da aplicação das metodologias ativas. Posteriormente, os alunos foram solicitados a produzir material informativo, seja físico ou digital, como forma de avaliar o aprendizado adquirido por meio dessas metodologias. Os resultados demonstraram que, durante o questionário inicial, 89% dos alunos tiveram dificuldade na escrita do nome científico do mosquito, 87% não tinham conhecimento de que o agente causador da dengue era um vírus, 75% sabiam sobre o método de transmissão da doença e 75% afirmaram que não deixar água parada e usar repelente eram as maneiras mais eficazes de evitar a contaminação. Além disso, 87% dos alunos afirmaram ser possível identificar um Aedes aegypti pela percepção de manchas brancas no corpo do mosquito. No entanto, os resultados foram diferentes durante as dinâmicas investigativas, onde foi possível perceber progresso na compreensão dos estudantes. Os registros fotográficos e de escuta mostraram excelentes resultados, uma vez que todos os alunos participaram da construção de material lúdico-informativo com excelente capacidade de síntese e domínio do conteúdo. Esses resultados evidenciam a necessidade cada vez mais premente de aplicar metodologias ativas para motivar e obter sucesso nos processos de ensino e aprendizagem relacionados à conscientização e prevenção da dengue.