PROGRAMA ECOESCOLA: ESTUDO DE CASO NA EETEPA VILHENA ALVES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100342 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7523 "inscrito_id" => 22329 "titulo" => "PROGRAMA ECOESCOLA: ESTUDO DE CASO NA EETEPA VILHENA ALVES" "resumo" => "Em virtude da necessidade de tratar de questões relacionadas à problemática ambiental no âmbito da educação técnica, a EETEPA Vilhena Alves buscou a criação de uma identidade organizacional que viesse gerar mudanças de vida e comportamento no corpo docente, discentes, comunidade escolar e do entorno. Assim como, propor ações que tivessem a intenção de diminuir os impactos identificados no local. O programa EcoEscola, foi pensado como uma iniciativa “Piloto”, onde abrange cinco projetos, sincronizados e integrados que estão alinhados a nova identidade sustentável conforme as novas diretrizes da BNCC, DCEPA e do projeto pedagógico da escolas, As ações estão direcionadas para as atividades de sensibilização, produção e formação de comitês que integram os estudantes na tentativa de alcançar todos os cursos que são ofertados na instituição de ensino.Os projetos desenvolvem ações voltadas a criação do plano de logística sustentável, interligado ao gerenciamento de resíduos, controlados e armazenado de forma rotativa nos ecopontos, na tentativa de fornecer um destino adequado para os resíduos que são produzidos na escola, concomitantemente a implantação de uma horta, na qual objetiva potencializar a merenda escolar saudável, possibilitando também que os alunos consumam juntamente com os seus familiares nas suas residências. Além disso, incentiva a utilização dos materiais reciclados e reutilizados nas oficinas de Bioeconomia e Bioprodutos pensadas e envolvidas ao programa com intuito de contribuir para a ecoinovação e conscientização sobre a importância da sustentabilidade e das boas práticas na vida em sociedade.as práticas sustentáveis no âmbito da escola e na comunidade escolar. Como primeiros resultados alcançados o programa buscou parcerias, estabeleceu cronograma de entrevistas, atividades de sensibilização e formação, alcançando cerca de 700 pessoas da comunidade escolar para a virada de chave para a sustentabilidade na Amazônia paraense." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22329_TB7523_04072023203752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA QUEMEL PIRES" "autor_nome_curto" => "RENATA QUEMEL" "autor_email" => "dequemel@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100342 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7523 "inscrito_id" => 22329 "titulo" => "PROGRAMA ECOESCOLA: ESTUDO DE CASO NA EETEPA VILHENA ALVES" "resumo" => "Em virtude da necessidade de tratar de questões relacionadas à problemática ambiental no âmbito da educação técnica, a EETEPA Vilhena Alves buscou a criação de uma identidade organizacional que viesse gerar mudanças de vida e comportamento no corpo docente, discentes, comunidade escolar e do entorno. Assim como, propor ações que tivessem a intenção de diminuir os impactos identificados no local. O programa EcoEscola, foi pensado como uma iniciativa “Piloto”, onde abrange cinco projetos, sincronizados e integrados que estão alinhados a nova identidade sustentável conforme as novas diretrizes da BNCC, DCEPA e do projeto pedagógico da escolas, As ações estão direcionadas para as atividades de sensibilização, produção e formação de comitês que integram os estudantes na tentativa de alcançar todos os cursos que são ofertados na instituição de ensino.Os projetos desenvolvem ações voltadas a criação do plano de logística sustentável, interligado ao gerenciamento de resíduos, controlados e armazenado de forma rotativa nos ecopontos, na tentativa de fornecer um destino adequado para os resíduos que são produzidos na escola, concomitantemente a implantação de uma horta, na qual objetiva potencializar a merenda escolar saudável, possibilitando também que os alunos consumam juntamente com os seus familiares nas suas residências. Além disso, incentiva a utilização dos materiais reciclados e reutilizados nas oficinas de Bioeconomia e Bioprodutos pensadas e envolvidas ao programa com intuito de contribuir para a ecoinovação e conscientização sobre a importância da sustentabilidade e das boas práticas na vida em sociedade.as práticas sustentáveis no âmbito da escola e na comunidade escolar. Como primeiros resultados alcançados o programa buscou parcerias, estabeleceu cronograma de entrevistas, atividades de sensibilização e formação, alcançando cerca de 700 pessoas da comunidade escolar para a virada de chave para a sustentabilidade na Amazônia paraense." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22329_TB7523_04072023203752.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA QUEMEL PIRES" "autor_nome_curto" => "RENATA QUEMEL" "autor_email" => "dequemel@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }