Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA ECOESCOLA: ESTUDO DE CASO NA EETEPA VILHENA ALVES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Em virtude da necessidade de tratar de questões relacionadas à problemática ambiental no âmbito da educação técnica, a EETEPA Vilhena Alves buscou a criação de uma identidade organizacional que viesse gerar mudanças de vida e comportamento no corpo docente, discentes, comunidade escolar e do entorno. Assim como, propor ações que tivessem a intenção de diminuir os impactos identificados no local. O programa EcoEscola, foi pensado como uma iniciativa “Piloto”, onde abrange cinco projetos, sincronizados e integrados que estão alinhados a nova identidade sustentável conforme as novas diretrizes da BNCC, DCEPA e do projeto pedagógico da escolas, As ações estão direcionadas para as atividades de sensibilização, produção e formação de comitês que integram os estudantes na tentativa de alcançar todos os cursos que são ofertados na instituição de ensino.Os projetos desenvolvem ações voltadas a criação do plano de logística sustentável, interligado ao gerenciamento de resíduos, controlados e armazenado de forma rotativa nos ecopontos, na tentativa de fornecer um destino adequado para os resíduos que são produzidos na escola, concomitantemente a implantação de uma horta, na qual objetiva potencializar a merenda escolar saudável, possibilitando também que os alunos consumam juntamente com os seus familiares nas suas residências. Além disso, incentiva a utilização dos materiais reciclados e reutilizados nas oficinas de Bioeconomia e Bioprodutos pensadas e envolvidas ao programa com intuito de contribuir para a ecoinovação e conscientização sobre a importância da sustentabilidade e das boas práticas na vida em sociedade.as práticas sustentáveis no âmbito da escola e na comunidade escolar. Como primeiros resultados alcançados o programa buscou parcerias, estabeleceu cronograma de entrevistas, atividades de sensibilização e formação, alcançando cerca de 700 pessoas da comunidade escolar para a virada de chave para a sustentabilidade na Amazônia paraense.

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