PRÁTICA DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100327 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7505 "inscrito_id" => 18100 "titulo" => "PRÁTICA DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "No Ensino Fundamental Anos Finais, as aulas voltadas ao conteúdo do sistema reprodutor humano são necessárias para o reconhecimento do funcionamento do corpo. Este visa promover boas práticas de saúde e o autoconhecimento. Para muitos estudantes, esta é a primeira vez que entram em contato com tais informações, e é indispensável elaborar estratégias adequadas para o ensino lúdico no chão da escola, com o intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência através da utilização de uma atividade prática de baixo custo voltada à identificação das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino. Utilizamos colagens com diferentes materiais para elucidar a associação entre as estruturas e suas funcionalidades. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica em livros de ciências da educação básica e utilizada a plataforma "Canva" para elaboração da atividade, a qual foi posteriormente impressa e entregue aos estudantes. Na execução, foram disponibilizados materiais de diferentes texturas: grãos, tecidos e materiais reciclados, para a confecção das colagens. Durante a atividade, os estudantes deveriam reconhecer as estruturas na ilustração, utilizar um dos elementos para representá-las e, na tabela, identificar o nome da estrutura representada, bem como descrever sua função. Por fim, as colagens foram expostas pelos grupos e compartilhadas, o que proporcionou um momento de avaliação da atividade proposta e debate do conteúdo abordado. Observaram-se resultados positivos durante a execução e socialização do material produzido, ao notar que os estudantes demonstraram maior aceitação e abertura para debater sobre os conceitos relacionados ao conteúdo com suas próprias criações. Destarte, percebe-se que atividades práticas que promovem uma compreensão visual, lúdica e interativa sobre a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor humano, são ferramentas educacionais importantes para a aprendizagem dos conceitos biológicos e formação de perspectiva mais ampla sobre a anatomia humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18100_TB7505_20112023221227.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAYSA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "thaysa.monteiro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100327 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7505 "inscrito_id" => 18100 "titulo" => "PRÁTICA DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "No Ensino Fundamental Anos Finais, as aulas voltadas ao conteúdo do sistema reprodutor humano são necessárias para o reconhecimento do funcionamento do corpo. Este visa promover boas práticas de saúde e o autoconhecimento. Para muitos estudantes, esta é a primeira vez que entram em contato com tais informações, e é indispensável elaborar estratégias adequadas para o ensino lúdico no chão da escola, com o intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência através da utilização de uma atividade prática de baixo custo voltada à identificação das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino. Utilizamos colagens com diferentes materiais para elucidar a associação entre as estruturas e suas funcionalidades. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica em livros de ciências da educação básica e utilizada a plataforma "Canva" para elaboração da atividade, a qual foi posteriormente impressa e entregue aos estudantes. Na execução, foram disponibilizados materiais de diferentes texturas: grãos, tecidos e materiais reciclados, para a confecção das colagens. Durante a atividade, os estudantes deveriam reconhecer as estruturas na ilustração, utilizar um dos elementos para representá-las e, na tabela, identificar o nome da estrutura representada, bem como descrever sua função. Por fim, as colagens foram expostas pelos grupos e compartilhadas, o que proporcionou um momento de avaliação da atividade proposta e debate do conteúdo abordado. Observaram-se resultados positivos durante a execução e socialização do material produzido, ao notar que os estudantes demonstraram maior aceitação e abertura para debater sobre os conceitos relacionados ao conteúdo com suas próprias criações. Destarte, percebe-se que atividades práticas que promovem uma compreensão visual, lúdica e interativa sobre a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor humano, são ferramentas educacionais importantes para a aprendizagem dos conceitos biológicos e formação de perspectiva mais ampla sobre a anatomia humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18100_TB7505_20112023221227.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAYSA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "thaysa.monteiro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }