Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No Ensino Fundamental Anos Finais, as aulas voltadas ao conteúdo do sistema reprodutor humano são necessárias para o reconhecimento do funcionamento do corpo. Este visa promover boas práticas de saúde e o autoconhecimento. Para muitos estudantes, esta é a primeira vez que entram em contato com tais informações, e é indispensável elaborar estratégias adequadas para o ensino lúdico no chão da escola, com o intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência através da utilização de uma atividade prática de baixo custo voltada à identificação das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino. Utilizamos colagens com diferentes materiais para elucidar a associação entre as estruturas e suas funcionalidades. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica em livros de ciências da educação básica e utilizada a plataforma "Canva" para elaboração da atividade, a qual foi posteriormente impressa e entregue aos estudantes. Na execução, foram disponibilizados materiais de diferentes texturas: grãos, tecidos e materiais reciclados, para a confecção das colagens. Durante a atividade, os estudantes deveriam reconhecer as estruturas na ilustração, utilizar um dos elementos para representá-las e, na tabela, identificar o nome da estrutura representada, bem como descrever sua função. Por fim, as colagens foram expostas pelos grupos e compartilhadas, o que proporcionou um momento de avaliação da atividade proposta e debate do conteúdo abordado. Observaram-se resultados positivos durante a execução e socialização do material produzido, ao notar que os estudantes demonstraram maior aceitação e abertura para debater sobre os conceitos relacionados ao conteúdo com suas próprias criações. Destarte, percebe-se que atividades práticas que promovem uma compreensão visual, lúdica e interativa sobre a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor humano, são ferramentas educacionais importantes para a aprendizagem dos conceitos biológicos e formação de perspectiva mais ampla sobre a anatomia humana.

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