RESUMO Docentes da educação básica enfrentam o desafio de incorporar atividades que promovam o engajamento dos estudantes, a discussão, a resolução de conflitos e o trabalho em equipe. Nesse contexto, a aprendizagem ativa surge como um método que fomenta o trabalho em equipe; organiza os estudantes em grupos onde o estudo em conjunto e coordenado reforça a aprendizagem individual e coletiva. As metodologias ativas inserem os estudantes no centro do processo ensino-aprendizagem, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar abordagens e métodos de ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, utilizando-se aprendizagem baseada em projetos (que também é fundamentada na aprendizagem baseada em problemas). Essa metodologia exige que os discentes coloquem a mão na massa ao propor que eles investiguem como chegar à resolução de problemas. No referencial teórico é apresentado uma abordagem acerca das metodologias ativas no ensino de Ciências e aprendizagem baseadas em resolução de problemas. Em seguida apresentamos 04 (quatro) projetos imprimíveis em 3D que serão utilizados nas aulas de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. Dentre os resultados esperados podemos citar as contribuições para novas estratégias de ensino de forma a facilitar a aprendizagem em Ciências. Além disso, espera-se estimular a reflexão sobre as práticas tradicionais de ensino, e incentivar os estudantes para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. As conclusões são que a proposta apresentada é participativa, interativa e diferente, rompe com o método tradicional de ensino e fomenta o relacionamento interpessoal tornando-se um incentivo ao aprendizado coletivo. Além de explicar como articular todos esses aspectos, também coloca o estudante no centro do processo formativo.