A experiência proporcionada pelo programa Residência Pedagógica (PRP) na reformulação do estágio supervisionado ocorre por meio de atividades que promovem a integração entre teoria e prática, tornando-se objeto de reflexão e discussão. Nesse contexto, durante a segunda fase do subprojeto de Biologia do PRP do IFRN - Campus Macau, foi relatada a elaboração, orientação e execução da atividade intitulada "Caminhos de Mendel". Ao desenvolver as questões dessa atividade, foram explorados conceitos relacionados à primeira lei de Mendel e suas variações, utilizando o PowerPoint® como ferramenta tecnológica auxiliar para o ensino e aprendizagem. Por meio da criação de imagens geométricas, a atividade buscava uma abordagem visual, uma vez que os alunos enfrentavam dificuldades em representar graficamente esquemas e anagramas. A proposta consistiu em apresentar questões visualmente atrativas, na forma de anagramas, cuja resolução estava relacionada a "imagens-chave de resposta" fornecidas nas próprias questões, funcionando como um quebra-cabeça. Inicialmente planejada para ser realizada individualmente e entregue online no laboratório de informática, a atividade foi aplicada na turma do 2º ano do curso técnico de Recursos Pesqueiros, no entanto, enfrentamos um problema de conexão com a internet no campus. Diante disso, precisamos adaptar a atividade para que fosse realizada em duplas, e as atividades foram transferidas de computador para computador usando cabos USB. Embora tenha exigido tempo adicional não planejado, essa modificação permitiu que a atividade prosseguisse. Ao longo da aplicação, não surgiram mais problemas técnicos e concentramo-nos em esclarecer as dúvidas dos alunos, que estavam relacionadas ao conteúdo em si e não à estrutura da atividade. Ao concluir a atividade, constatamos que todas as duplas conseguiram resolver as questões e mantiveram-se engajadas durante todo o período da aula, criando um ambiente produtivo e dinâmico.