A Educação Ambiental é uma prática pedagógica que busca promover a formação de indivíduos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente, visando isso, o consumo de microplástico na produção de mesversário é visto como uma problemática para o meio ambiente. Os microplásticos são pequenas partículas de plástico com dimensões inferiores a 5 mm e podem ter origens diversas, como a fragmentação de objetos maiores, a inspiração de produtos de plástico e a liberação intencional em alguns produtos. Essas partículas têm a capacidade de se acumular em diversos ambientes, incluindo oceanos, rios, lagos, solos e até mesmo no ar devido à sua baixa taxa de degradação. Microplásticos podem transportar substâncias químicas tóxicas, como pesticidas e poluentes orgânicos persistentes, essas substâncias podem se adsorver na superfície dos microplásticos e serem liberadas quando ingeridas por organismos, resultando em efeitos negativos na saúde dos animais e no equilíbrio dos ecossistemas. Vê-se necessário que o conhecimento dos danos causados ao meio ambiente dos microplásticos se dê nos primórdios da educação básica proporcionando um conhecimento continuado. Diante desse problema foi aplicada uma oficina temática partindo dos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, com objetivo de desenvolver com os alunos do ensino médio a importância do cuidado com o consumo de microplásticos. O momento problema tem como finalidade suscitar o interesse e a curiosidade dos alunos, o momento investigação consiste na busca por informações e soluções para o problema proposto, e o momento aplicação do conhecimento tem como objetivo consolidar e compartilhar as aprendizagens construídas. A oficina temática despertou a consciência dos alunos sobre os impactos do consumo de microplásticos e assim a experiência permitiu a formação de pensamentos responsáveis e engajados na preservação do meio ambiente, esperando assim promover mudanças positivas em suas atitudes e comportamentos a fim de reduzir o consumo de microplásticos.