A parasitologia constitui conteúdo de Ciências Laboratoriais Médicas (CLM) com uma longa lista de parasitas de importância médica em um curto período de tempo para preparar adequadamente os alunos. As Representações Sociais (RS) constituem saberes do senso comum, construídos cotidianamente sob a influência dos processos comunicativos, construídos enquanto desempenhamos nossos papéis no contexto social. Em um curso centrado no aluno, é essencial entender seus conhecimentos prévios para ensinar-lhes novas habilidades de maneira eficaz, como os educadores podem fazer para avaliar as RS relacionadas às suas disciplinas. Neste estudo, nosso objetivo foi estudar as RS dos alunos do CLM relacionadas à “Parasitologia” antes e depois da instrução. 14 alunos do CLM foram pesquisados e suas RS relacionadas à parasitologia foram avaliadas por meio de um teste de evocação livre e do software IRAMUTEQ. Os resultados mostraram na pré instrução, que os alunos usaram palavras mais relacionadas aos aspectos biológicos gerais dos parasitas para descrever a parasitologia. Após a instrução, muito condizente com o conteúdo e os objetivos do curso, os alunos utilizaram palavras mais relacionadas à parasitologia médica, como aquelas relacionadas à morfologia e diagnóstico do parasita. Isso indica que o curso conseguiu mudar as RS dos alunos, relacionadas à parasitologia.