Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS DA CAPES

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A matemática se apresenta em nosso cotidiano de diversas formas, dentre elas no financeiro, logo é importante o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à Educação Financeira em busca da construção de um cidadão reflexivo e crítico. Estas condições propiciam, ao sujeito, a capacidade de tomar decisões conscientes em sua vida financeira. Atualmente faz-se necessário o desenvolvimento de um indivíduo que reflita sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais de suas atitudes frente a questões relacionadas à produção, consumo e ao descarte de materiais, que influenciam diretamente na dinâmica social e na qualidade de vida das gerações futuras. O objetivo principal deste trabalho é identificar, por meio de uma análise de artigos disponíveis no portal de periódicos da Capes, a presença de pesquisas voltadas para o tema da educação financeira na perspectiva da sustentabilidade. O problema de pesquisa foi: As pesquisas que tratam da temática de Educação Financeira têm apresentado correspondência com os fundamentos da sustentabilidade? Como hipótese tem-se que as pesquisas atuais sobre o tema não contêm a esperada relação entre a educação financeira e a sustentabilidade. No trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica e exploratória a fim de estabelecer os princípios da Educação Financeira e da Sustentabilidade, ressaltando a necessidade do desenvolvimento de uma visão crítica a respeito da correlação entre matemática e sustentabilidade nos aspectos envolvidos na vida em sociedade. Também foi realizada pesquisa documental nos materiais divulgados pelas Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com base nas pesquisas realizadas, foram desenvolvidos critérios para análise de artigos disponíveis no portal de periódicos da Capes sobre os temas da educação financeira na perspectiva da sustentabilidade. Como resultado das análises, se confirmou a hipótese, onde a relação entre educação financeira e sustentabilidade é não muito abordada na comunidade científica, carecendo de maiores estudos e divulgação na área.

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