O Novo Ensino Médio (NEM), institucionalizado pela Lei nº 13.415, de 2017, apresenta uma nova estrutura na rotina tanto do estudante como do professor. Entre as novidades, pode-se mencionar as disciplinas eletivas – componente dos itinerários formativos. Neste contexto, o artigo desenvolveu a partir da eletiva Ciências da Natureza e suas Tecnologias, desse modo, busca-se validar a potencialidade da apresentação de seminário em formato de Brainstorm (em português, tempestade de ideias) com Post-it como ferramenta didática-pedagógico no ensino de Biologia. O estudo apresenta como trilha metodológica o estudo de caso do tipo descritivo e exploratório, desenvolvido em uma escola de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no município de Brejo Santo – Ceará. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado e no que concerne a análise utilizou-se a análise de discurso. O Brainstorm como recurso didático metodológico possibilita a contextualização e a problematização dos assuntos, temáticas ou conteúdos expostos; proporciona avaliar a compreensão e análise processual e, ainda, permite observar o grau de compreensão da alfabetização científica e biológica. Considera-se que as apresentações de seminário em formato de Tempestade de ideias com Post-it é constitui-se como uma metodologia efetiva no Ensino de Biologia que proporcionar uma aprendizagem significativa na formação do sujeito. É importante destacar que é possível utilizar outras metodologias de ensino como a rotação por estação para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem em conjunto com apresentações de seminário em formato de Brainstorm com Post-it.