Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: BRAINSTORM COM POST-IT

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96032
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1815
    "inscrito_id" => 4185
    "titulo" => "ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: BRAINSTORM COM POST-IT"
    "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), institucionalizado pela Lei nº 13.415, de 2017, apresenta uma nova estrutura na rotina tanto do estudante como do professor. Entre as novidades, pode-se mencionar as disciplinas eletivas – componente dos itinerários formativos. Neste contexto, o artigo desenvolveu a partir da eletiva Ciências da Natureza e suas Tecnologias, desse modo, busca-se validar a potencialidade da apresentação de seminário em formato de Brainstorm (em português, tempestade de ideias) com Post-it como ferramenta didática-pedagógico no ensino de Biologia. O estudo apresenta como trilha metodológica o estudo de caso do tipo descritivo e exploratório, desenvolvido em uma escola de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no município de Brejo Santo – Ceará. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado e no que concerne a análise utilizou-se a análise de discurso. O Brainstorm como recurso didático metodológico possibilita a contextualização e a problematização dos assuntos, temáticas ou conteúdos expostos; proporciona avaliar a compreensão e análise processual e, ainda, permite observar o grau de compreensão da alfabetização científica e biológica. Considera-se que as apresentações de seminário em formato de Tempestade de ideias com Post-it é constitui-se como uma metodologia efetiva no Ensino de Biologia que proporcionar uma aprendizagem significativa na formação do sujeito. É importante destacar que é possível utilizar outras metodologias de ensino como a rotação por estação para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem em conjunto com apresentações de seminário em formato de Brainstorm com Post-it."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4185_TB1815_12072023143747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA MACEDO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "academico.mayara@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96032
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1815
    "inscrito_id" => 4185
    "titulo" => "ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: BRAINSTORM COM POST-IT"
    "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), institucionalizado pela Lei nº 13.415, de 2017, apresenta uma nova estrutura na rotina tanto do estudante como do professor. Entre as novidades, pode-se mencionar as disciplinas eletivas – componente dos itinerários formativos. Neste contexto, o artigo desenvolveu a partir da eletiva Ciências da Natureza e suas Tecnologias, desse modo, busca-se validar a potencialidade da apresentação de seminário em formato de Brainstorm (em português, tempestade de ideias) com Post-it como ferramenta didática-pedagógico no ensino de Biologia. O estudo apresenta como trilha metodológica o estudo de caso do tipo descritivo e exploratório, desenvolvido em uma escola de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no município de Brejo Santo – Ceará. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado e no que concerne a análise utilizou-se a análise de discurso. O Brainstorm como recurso didático metodológico possibilita a contextualização e a problematização dos assuntos, temáticas ou conteúdos expostos; proporciona avaliar a compreensão e análise processual e, ainda, permite observar o grau de compreensão da alfabetização científica e biológica. Considera-se que as apresentações de seminário em formato de Tempestade de ideias com Post-it é constitui-se como uma metodologia efetiva no Ensino de Biologia que proporcionar uma aprendizagem significativa na formação do sujeito. É importante destacar que é possível utilizar outras metodologias de ensino como a rotação por estação para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem em conjunto com apresentações de seminário em formato de Brainstorm com Post-it."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4185_TB1815_12072023143747.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA MACEDO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "academico.mayara@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Novo Ensino Médio (NEM), institucionalizado pela Lei nº 13.415, de 2017, apresenta uma nova estrutura na rotina tanto do estudante como do professor. Entre as novidades, pode-se mencionar as disciplinas eletivas – componente dos itinerários formativos. Neste contexto, o artigo desenvolveu a partir da eletiva Ciências da Natureza e suas Tecnologias, desse modo, busca-se validar a potencialidade da apresentação de seminário em formato de Brainstorm (em português, tempestade de ideias) com Post-it como ferramenta didática-pedagógico no ensino de Biologia. O estudo apresenta como trilha metodológica o estudo de caso do tipo descritivo e exploratório, desenvolvido em uma escola de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no município de Brejo Santo – Ceará. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado e no que concerne a análise utilizou-se a análise de discurso. O Brainstorm como recurso didático metodológico possibilita a contextualização e a problematização dos assuntos, temáticas ou conteúdos expostos; proporciona avaliar a compreensão e análise processual e, ainda, permite observar o grau de compreensão da alfabetização científica e biológica. Considera-se que as apresentações de seminário em formato de Tempestade de ideias com Post-it é constitui-se como uma metodologia efetiva no Ensino de Biologia que proporcionar uma aprendizagem significativa na formação do sujeito. É importante destacar que é possível utilizar outras metodologias de ensino como a rotação por estação para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem em conjunto com apresentações de seminário em formato de Brainstorm com Post-it.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.