ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: BRAINSTORM COM POST-IT
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96032 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1815 "inscrito_id" => 4185 "titulo" => "ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: BRAINSTORM COM POST-IT" "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), institucionalizado pela Lei nº 13.415, de 2017, apresenta uma nova estrutura na rotina tanto do estudante como do professor. Entre as novidades, pode-se mencionar as disciplinas eletivas – componente dos itinerários formativos. Neste contexto, o artigo desenvolveu a partir da eletiva Ciências da Natureza e suas Tecnologias, desse modo, busca-se validar a potencialidade da apresentação de seminário em formato de Brainstorm (em português, tempestade de ideias) com Post-it como ferramenta didática-pedagógico no ensino de Biologia. O estudo apresenta como trilha metodológica o estudo de caso do tipo descritivo e exploratório, desenvolvido em uma escola de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no município de Brejo Santo – Ceará. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado e no que concerne a análise utilizou-se a análise de discurso. O Brainstorm como recurso didático metodológico possibilita a contextualização e a problematização dos assuntos, temáticas ou conteúdos expostos; proporciona avaliar a compreensão e análise processual e, ainda, permite observar o grau de compreensão da alfabetização científica e biológica. Considera-se que as apresentações de seminário em formato de Tempestade de ideias com Post-it é constitui-se como uma metodologia efetiva no Ensino de Biologia que proporcionar uma aprendizagem significativa na formação do sujeito. É importante destacar que é possível utilizar outras metodologias de ensino como a rotação por estação para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem em conjunto com apresentações de seminário em formato de Brainstorm com Post-it." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4185_TB1815_12072023143747.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA MACEDO LIMA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "academico.mayara@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96032 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1815 "inscrito_id" => 4185 "titulo" => "ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: BRAINSTORM COM POST-IT" "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), institucionalizado pela Lei nº 13.415, de 2017, apresenta uma nova estrutura na rotina tanto do estudante como do professor. Entre as novidades, pode-se mencionar as disciplinas eletivas – componente dos itinerários formativos. Neste contexto, o artigo desenvolveu a partir da eletiva Ciências da Natureza e suas Tecnologias, desse modo, busca-se validar a potencialidade da apresentação de seminário em formato de Brainstorm (em português, tempestade de ideias) com Post-it como ferramenta didática-pedagógico no ensino de Biologia. O estudo apresenta como trilha metodológica o estudo de caso do tipo descritivo e exploratório, desenvolvido em uma escola de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, localizada no município de Brejo Santo – Ceará. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado e no que concerne a análise utilizou-se a análise de discurso. O Brainstorm como recurso didático metodológico possibilita a contextualização e a problematização dos assuntos, temáticas ou conteúdos expostos; proporciona avaliar a compreensão e análise processual e, ainda, permite observar o grau de compreensão da alfabetização científica e biológica. Considera-se que as apresentações de seminário em formato de Tempestade de ideias com Post-it é constitui-se como uma metodologia efetiva no Ensino de Biologia que proporcionar uma aprendizagem significativa na formação do sujeito. É importante destacar que é possível utilizar outras metodologias de ensino como a rotação por estação para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem em conjunto com apresentações de seminário em formato de Brainstorm com Post-it." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4185_TB1815_12072023143747.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA MACEDO LIMA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "academico.mayara@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }