O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas permitindo uma ampliação de conhecimentos a respeito do ensino. Nesse sentido, este resumo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios, possibilidades e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 18 mestrandos do PPGCA da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Humaitá-AM, no ano de 2023 por meio da aplicação de um questionário semiestruturado para saber a importância, desafios, possibilidades e obstáculos que o estágio na docência apresenta durante os cursos de graduação. Com base na análise de dados, verificou-se que o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino, o estágio proporcionou conhecimentos e experiência na formação da pós-graduação. No âmbito dessa experiência formativa, outra característica a ser ressaltada diz respeito ao fato do curso de pós-graduação em questão ser um mestrado na área de Ciências Ambientais, particularidade que acentua seu nível de responsabilidade acerca da formação para a docência. Esse fato demonstra a necessidade de um redimensionamento da matriz curricular desses cursos no que diz respeito à promoção do equilíbrio entre os dois aspectos formativos: ensino e pesquisa. Portanto, as aulas práticas e expositivas são ferramentas que auxiliam na formação profissional e são essenciais para observar a prática docente.