Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO SUL DO AMAZONAS, BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95056
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 559
    "inscrito_id" => 38
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO SUL DO AMAZONAS, BRASIL"
    "resumo" => "O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas permitindo uma ampliação de conhecimentos a respeito do ensino. Nesse sentido, este resumo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios, possibilidades e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 18 mestrandos do PPGCA da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Humaitá-AM, no ano de 2023 por meio da aplicação de um questionário semiestruturado para saber a importância, desafios, possibilidades e obstáculos que o estágio na docência apresenta durante os cursos de graduação. Com base na análise de dados, verificou-se que o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino, o estágio proporcionou conhecimentos e experiência na formação da pós-graduação. No âmbito dessa experiência formativa, outra característica a ser ressaltada diz respeito ao fato do curso de pós-graduação em questão ser um mestrado na área de Ciências Ambientais, particularidade que acentua seu nível de responsabilidade acerca da formação para a docência. Esse fato demonstra a necessidade de um redimensionamento da matriz curricular desses cursos no que diz respeito à promoção do equilíbrio entre os dois aspectos formativos: ensino e pesquisa. Portanto, as aulas práticas e expositivas são ferramentas que auxiliam na formação profissional e são essenciais para observar a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID38_TB559_28042023213839.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO ABREU LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO"
    "autor_email" => "renatoabreu07@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA DE RONDONIA (FCR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95056
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 559
    "inscrito_id" => 38
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO SUL DO AMAZONAS, BRASIL"
    "resumo" => "O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas permitindo uma ampliação de conhecimentos a respeito do ensino. Nesse sentido, este resumo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios, possibilidades e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 18 mestrandos do PPGCA da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Humaitá-AM, no ano de 2023 por meio da aplicação de um questionário semiestruturado para saber a importância, desafios, possibilidades e obstáculos que o estágio na docência apresenta durante os cursos de graduação. Com base na análise de dados, verificou-se que o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino, o estágio proporcionou conhecimentos e experiência na formação da pós-graduação. No âmbito dessa experiência formativa, outra característica a ser ressaltada diz respeito ao fato do curso de pós-graduação em questão ser um mestrado na área de Ciências Ambientais, particularidade que acentua seu nível de responsabilidade acerca da formação para a docência. Esse fato demonstra a necessidade de um redimensionamento da matriz curricular desses cursos no que diz respeito à promoção do equilíbrio entre os dois aspectos formativos: ensino e pesquisa. Portanto, as aulas práticas e expositivas são ferramentas que auxiliam na formação profissional e são essenciais para observar a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID38_TB559_28042023213839.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO ABREU LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO"
    "autor_email" => "renatoabreu07@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA DE RONDONIA (FCR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas permitindo uma ampliação de conhecimentos a respeito do ensino. Nesse sentido, este resumo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios, possibilidades e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 18 mestrandos do PPGCA da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Humaitá-AM, no ano de 2023 por meio da aplicação de um questionário semiestruturado para saber a importância, desafios, possibilidades e obstáculos que o estágio na docência apresenta durante os cursos de graduação. Com base na análise de dados, verificou-se que o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino, o estágio proporcionou conhecimentos e experiência na formação da pós-graduação. No âmbito dessa experiência formativa, outra característica a ser ressaltada diz respeito ao fato do curso de pós-graduação em questão ser um mestrado na área de Ciências Ambientais, particularidade que acentua seu nível de responsabilidade acerca da formação para a docência. Esse fato demonstra a necessidade de um redimensionamento da matriz curricular desses cursos no que diz respeito à promoção do equilíbrio entre os dois aspectos formativos: ensino e pesquisa. Portanto, as aulas práticas e expositivas são ferramentas que auxiliam na formação profissional e são essenciais para observar a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.