Esta pesquisa de Doutorado em Educação compartilha de uma preocupação comum no campo da Sociologia da Infância, em suas diversas formações e tendências, que é a necessidade de “desescolarizar” a abordagem da infância e da criança. Neste sentido, parte-se da compreensão da cidade como um espaço também educativo, onde a criança, ao se relacionar com o espaço público e com aqueles que o ocupam, aprende a exercer sua cidadania. A justificativa social e política do projeto está no fato da criança ser reconhecida como um ator social e sujeito de direitos (SIROTA, 2001) participante do espaço público (SARMENTO; FERNANDES; TOMÁS, 2007), conforme a Convenção Internacional dos Direitos das Crianças, de 1989, e o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990). Portanto, a pesquisa contribui para o questionamento dos modos de vida da sociedade atual que não permitem que a cidadania e a democracia sejam exercidas de fato por todos os cidadãos, independentemente de idade, classe, gênero e etnia. Desta forma, foi realizada, junto com as crianças, uma discussão a respeito de suas presenças no espaço público da cidade. Mais precisamente, como elas compreendem a cidade e como percebem sua presença nela.