Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SALA DE AULA INVERTIDA E SUA IMPORTÂNCIA NA TRANSFORMAÇÃO DO MODELO DE ENSINO TRANDICIONAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99617
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6541
    "inscrito_id" => 21906
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA E SUA IMPORTÂNCIA NA TRANSFORMAÇÃO DO MODELO DE ENSINO TRANDICIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como principal objetivo abordar metodologias ativas, mais precisamente a sala de aula invertida, seus pontos positivos e como aplicá-la. As metodologias ativas buscam revolucionar o modelo atual de ensino, como o próprio nome já diz, nas metodologias ativas os alunos passam de seres passivos a seres ativos, o professor deixa de ser o único capaz de fazer acontecer a aprendizagem e o aluno passa a ser mais incluído nesse processo. Neste trabalho especificamente, vamos nos dedicar a falar sobre a sala de aula invertida, que é uma metodologia que tem muito a acrescentar no nosso sistema de educação, mas por ser muito atual, pouco se fala sobre ela, apesar de ter conseguido muito destaque nos últimos anos, por conta do ensino remoto, neste método de ensino o conteúdo é apresentado aos alunos antes da aula, fazendo com que cada estudante chegue em sala com sua opinião e um breve entendimento sobre o assunto, possibilitando uma maior personalização do ensino. Nela os alunos podem interagir, debater suas ideias e aproveitar o período em sala de aula, com o acompanhamento do professor, para tirar dúvidas, resolver problemas em que possam aplicar o que estudaram e construir conhecimento junto com os demais estudantes. Sabemos que cada aluno tem uma forma de pensar e, consequentemente, de aprender, por este motivo, o processo de ensino e aprendizagem se torna mais eficaz a partir do momento em que enxergamos os alunos individualmente e não somente como um todo da turma. Com a aplicação da sala de aula invertida o ambiente da sala muda totalmente de foco, nela o aluno a todo momento cria e transforma ideias, sendo o principal agente de sua aprendizagem com o professor como intermediador de todo o processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21906_TB6541_10122023144207.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE CRISTINA BEZERRA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "danielle.xavier@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99617
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6541
    "inscrito_id" => 21906
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA E SUA IMPORTÂNCIA NA TRANSFORMAÇÃO DO MODELO DE ENSINO TRANDICIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como principal objetivo abordar metodologias ativas, mais precisamente a sala de aula invertida, seus pontos positivos e como aplicá-la. As metodologias ativas buscam revolucionar o modelo atual de ensino, como o próprio nome já diz, nas metodologias ativas os alunos passam de seres passivos a seres ativos, o professor deixa de ser o único capaz de fazer acontecer a aprendizagem e o aluno passa a ser mais incluído nesse processo. Neste trabalho especificamente, vamos nos dedicar a falar sobre a sala de aula invertida, que é uma metodologia que tem muito a acrescentar no nosso sistema de educação, mas por ser muito atual, pouco se fala sobre ela, apesar de ter conseguido muito destaque nos últimos anos, por conta do ensino remoto, neste método de ensino o conteúdo é apresentado aos alunos antes da aula, fazendo com que cada estudante chegue em sala com sua opinião e um breve entendimento sobre o assunto, possibilitando uma maior personalização do ensino. Nela os alunos podem interagir, debater suas ideias e aproveitar o período em sala de aula, com o acompanhamento do professor, para tirar dúvidas, resolver problemas em que possam aplicar o que estudaram e construir conhecimento junto com os demais estudantes. Sabemos que cada aluno tem uma forma de pensar e, consequentemente, de aprender, por este motivo, o processo de ensino e aprendizagem se torna mais eficaz a partir do momento em que enxergamos os alunos individualmente e não somente como um todo da turma. Com a aplicação da sala de aula invertida o ambiente da sala muda totalmente de foco, nela o aluno a todo momento cria e transforma ideias, sendo o principal agente de sua aprendizagem com o professor como intermediador de todo o processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21906_TB6541_10122023144207.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE CRISTINA BEZERRA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "danielle.xavier@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo abordar metodologias ativas, mais precisamente a sala de aula invertida, seus pontos positivos e como aplicá-la. As metodologias ativas buscam revolucionar o modelo atual de ensino, como o próprio nome já diz, nas metodologias ativas os alunos passam de seres passivos a seres ativos, o professor deixa de ser o único capaz de fazer acontecer a aprendizagem e o aluno passa a ser mais incluído nesse processo. Neste trabalho especificamente, vamos nos dedicar a falar sobre a sala de aula invertida, que é uma metodologia que tem muito a acrescentar no nosso sistema de educação, mas por ser muito atual, pouco se fala sobre ela, apesar de ter conseguido muito destaque nos últimos anos, por conta do ensino remoto, neste método de ensino o conteúdo é apresentado aos alunos antes da aula, fazendo com que cada estudante chegue em sala com sua opinião e um breve entendimento sobre o assunto, possibilitando uma maior personalização do ensino. Nela os alunos podem interagir, debater suas ideias e aproveitar o período em sala de aula, com o acompanhamento do professor, para tirar dúvidas, resolver problemas em que possam aplicar o que estudaram e construir conhecimento junto com os demais estudantes. Sabemos que cada aluno tem uma forma de pensar e, consequentemente, de aprender, por este motivo, o processo de ensino e aprendizagem se torna mais eficaz a partir do momento em que enxergamos os alunos individualmente e não somente como um todo da turma. Com a aplicação da sala de aula invertida o ambiente da sala muda totalmente de foco, nela o aluno a todo momento cria e transforma ideias, sendo o principal agente de sua aprendizagem com o professor como intermediador de todo o processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.