Observa-se, em geral, uma tendência entre professores Língua Portuguesa da Educação Básica em privilegiar uma abordagem normativa de nas aulas de gramática, desvinculada das situações de uso da língua. De fato, estudiosos que têm se dedicado a avaliar o ensino vigente nas escolas têm acentuado o cunho primordialmente prescritivo de que o ensino de gramática tem se revestido (NEVES, 2017; TRAVAGLIA, 2009). Diante desse contexto, esta pesquisa objetiva discutir e analisar alternativas mais adequadas para o ensino dos tópicos gramaticais em sala de aula − mais os verbos de regime oscilante − sob a perspectiva analítica da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) e em articulação com a Base Nacional Comum para o Ensino Médio (BNCC). Desse modo, a fim de aproximar os estudos funcionalistas e as práticas de sala de aula, propõe-se um projeto de intervenção pedagógica a partir da abordagem desses conteúdos em uma turma de Ensino Médio. Em termos orientação de metodológica, trata-se de uma pesquisa interventiva, de natureza qualitativo-interpretativa, tendo em vista a análise, interpretação e comparação das respostas dos alunos às atividades elaboradas no projeto pedagógico proposto. A investigação tem a finalidade de contribuir para o ensino desses conteúdos gramaticais nas aulas de Língua Portuguesa, que deve privilegiar não só trabalho com a norma padrão da língua, mas instigar também a reflexão crítica sobre esta em seus diversos contextos de interação.