SOUSA, Joilson Da Silva et al.. Braço hidráulico como metodologia ativa na escola pública. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96856>. Acesso em: 07/11/2024 23:59
Este projeto foi uma atividade prática desenvolvida nas turmas do ensino fundamental da rede pública, com o intuito de estimular os estudantes nas matérias de ciências utilizando experimentos práticos com a utilização de materiais básicos e de reciclagem. Diante disso, foi confeccionado um kit de robótica industrial de baixo custo, utilizando materiais recicláveis, tornando-o assim o estudo mais acessível. O conjunto é composto por um braço hidráulico de pequenas dimensões para fins didáticos, bem como no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública, tornando o ensino dinâmico e atrativo, pois mostra a praticidade e facilidade ao construí-lo. Foi utilizado no trabalho metodologias ativas como a aprendizagem baseada em projetos e a cultura maker. A idealização do trabalho se justifica pela importância de tratar a resolução de problemas, estimulando o desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico e a busca por soluções para o cotidiano no qual o estudante está inserido. Ao apresentar o experimento, os professores buscam incentivar o educando a questionar-se sobre o funcionamento do braço gerando dúvidas que serão respondidas pelos próprios alunos na criação do protótipo. Para tanto, a concepção da montagem de peças de um braço hidráulico a partir de materiais acessíveis também estimula o processo criativo dos alunos e contribui para torná-los cidadãos com consciência socioambiental.