Os Cursos de Especialização e Qualificação em Saúde da Família (CEQSF) com Ênfase Materno-Infantil da Escola de Saúde Pública da Paraíba (PB) buscam qualificar profissionais e gestores da Atenção Básica (AB) com foco na aquisição de competências. O presente estudo avalia competências de profissionais e gestores para atuação na AB vinculados os cursos em tela. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2022. O instrumento foi construído a partir das competências previstas de serem trabalhadas pelo curso e em documentos sobre competências da Saúde da Família. Foram consolidadas 29 competências distribuídas em 2 dimensões: “Competências gerais da Saúde da Família” e “Competências materno-infantil”. A coleta se deu via preenchimento de googleforms pelos/as estudantes no ato da matrícula, de um questionário sociodemográfico e um instrumento de avaliação de competência com escala Likert de 5 pontos. A pesquisa teve 231 respondentes, em sua maioria mulheres (84,4%), pretas ou pardas (71,5%), trabalhadoras na 1ª macrorregião de saúde da PB (47,2%). A média de respostas entre todas as competências avalizadas foi de 3,45. Na dimensão “Competências gerais da Saúde da Família” a competência com maior média foi: “Reconhecer o território e priorizar os problemas de saúde mais prevalentes” (3,76) e a com menor média foi “Realização de práticas integrativas e complementares” (3,38) Já na dimensão das “Competências materno-infantil”, a competência com maior média foi “Garantir a cobertura vacinal de crianças e gestantes” (3,58) e a menor média foi da competência “Assistir mulheres e crianças vítimas de violência” (3,13). Para que os processos formativos estejam de fato centrados nas necessidades de aprendizagem de educandos/as é preciso que os mesmos sejam orientados por processos que avaliação de suas competências. Processos formativos centrados na aquisição e qualificação de competências se refletem numa educação contextualizada e comprometida com a prática profissional.