O Reino Fungi, além de possuir representantes em quase todos os ambientes do planeta, também se destaca pela grande importância ecológica e econômica. As dimensões microscópicas das estruturas da maioria dos organismos pertencentes ao Reino Fungi, dificulta a compreensão dos estudantes quanto a existência e a inserção dos indivíduos macroscópicos no mesmo táxon, presentes em uma diversidade de ambientes. Com relação à importância das aulas práticas na aprendizagem em Biologia observamos que as atividades práticas fomentam a ação conjunta entre os diferentes estudantes da classe promovendo não só a facilitação da assimilação do conteúdo, mas também a vivência de uma formação integral de valores e convívio social, sendo objetivo do conhecimento biológico. Com isso, o ensino das Ciências da Natureza deve ser integrado e considerar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Este trabalho foi desenvolvido como uma sequência didática investigativa para auxiliar na compreensão dos principais conceitos referentes ao estudo do Reino Fungi e desenvolvido com estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola de Referência de Ensino Médio Professor Arnaldo Carneiro Leão, que fica localizada no bairro de Maranguape 1 no município do Paulista-PE. Como positivo na aplicação dessa sequência didática é possível perceber, além da melhor assimulação dos conceitos, a mudança na percepção dos educandos com relação aos indivíduos pertencentes ao grupo dos fungos, a interação entre educandos e a maior participação no processo pedagógico proposto. Além da ação protagonista do produzir e apreender a situação didática que vivenciaram.