Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Capes) do Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara, e trata de uma abordagem pedagógica utilizando jogos didáticos para o ensino do conteúdo de células para alunos com necessidades específicas. Este trabalho se justifica a partir do crescente número de alunos com deficiências em escolas regulares, resultado de uma política de inclusão, e da necessidade de produzir ferramentas para incluir alunos com necessidades específicas nas discussões desenvolvidas nos conteúdos curriculares de Biologia. Por esta razão, essa pesquisa tem como objetivo propor um recurso didático que promova a aprendizagem e a inclusão dos alunos autistas de 1º e 2º série de uma escola profissionalizante da cidade de Iguatu no Ceará a partir da aplicação de um jogo da memória sobre o conteúdo de células. É importante destacar que esse trabalho é de caráter qualitativo. Inicialmente, esclarecemos o funcionamento do jogo e explicamos os principais conceitos envolvendo, em seguida demos início. Ao decorrer explicamos algumas funções das células animais e vegetais de acordo com o que ia surgindo ao revelar as peças do jogo da memória. Desse modo, foi identificado que cada aluno apresentava um ritmo diferente de aprendizagem, alguns alunos tinham dificuldade na concentração outros alunos eram mais avançados, conseguiam prestar atenção e compreender algumas coisas, os demais conversavam tinham uma boa interação com os demais colegas. Diante disso, destaco que o jogo contribui na aprendizagem deles e ao concluirmos o jogo conversamos com uma professora do AEE, que contou a realidade que se observou durante a aplicação desse jogo.

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